Continuamos nossa caminhada pelo livro de Oseias.
Ontem vimos seu casamento com Gômer, como sinal do maravilhoso amor do Senhor por Seu povo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/oseias-11-35.html
Agora, caminharemos através dos capítulos quatro a seis.
Os próximos capítulos não nos contam mais sobre a vida de Oseias. São apenas palavras que o Senhor ordenou que falasse a Israel.
Seu povo se desviou profundamente. Oseias conclama a que todos os filhos de Israel ouçam as palavras do Senhor. Ele tem uma contenda com os habitantes da terra. Não há mais verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. Só o que existe é o jurar em falso, mentir, matar, furtar, adulterar, arrombar e homicídios atrás de homicídios.
A terra está de luto. Todos estão desfalecidos. Até os animais, as aves e os peixes estão morrendo. Pelo pecado das pessoas.
Quando lemos, parece que descreve nossos dias. Também temos vivido dias como os que Oseias viveu. A verdade, o amor e o conhecimento do Senhor têm faltado. Quanto ao restante, tem sido abundante. Homicídios sobre homicídios. Estamos longe dEle, como povo, como nação. Tal como Oseias presenciou.
Como naquela época, podemos dizer que hoje, Seu povo tem sido destruído porque lhes falta o conhecimento. São poucos os que gastam tempo aprendendo dEle, de Sua palavra, com Ele.
Até os sacerdotes, que eram responsáveis para transmitir o conhecimento do Senhor, rejeitaram esse conhecimento. Esqueceram Sua lei. Como temos visto em nossos dias. Quantos líderes preocupados com técnicas, autoconhecimento e filosofias que têm tomado o lugar de Sua Palavra! Líderes que se alimentam do pecado de Seu povo, como na época de Oseias.
E Seu povo, ao invés de adquirir conhecimento através de Sua palavra, tem agido como seus líderes. O Senhor virá com Seu justo juízo. Não se fartarão com suas comidas. Serão entregues à sensualidade. Porque deixaram de adorar o Senhor.
A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o conhecimento. Por isso, Seu povo anda atrás de outros deuses. Um espírito de sensualidade os enganou. Prostituindo-se, abandonaram o Senhor. Sem perceber. O Senhor alerta que todos que não têm entendimento correm para sua perdição. Isso é muito sério!
Temos tido ídolos que têm tirado o lugar do Senhor? Temos nos prostituído olhando para outros lugares ao invés de olhar para Sua Palavra e para Ele, o Todo-Poderoso, nosso Marido Fiel?
Se estivermos envolvidos com qualquer coisa diferente dEle, seremos levados por ventos que nos causarão vergonha.
O Senhor repreende todos os sacerdotes. Eles têm sido laço e rede, praticando excessos. Por tudo que fazem não conseguem voltar para o Senhor. Um espírito de sensualidade, de prostituição está no meio deles. Não conhecem o Senhor.
Israel tem sido soberbo. Israel e Efraim cairão por causa de sua iniquidade. Judá também cairá. Mesmo se procurarem o Senhor, não O encontrarão. Ele se retirou deles. Só voltará quando reconhecerem seus pecados. Quando O buscarem. Em verdade.
Oseias chama a todos. Que todos voltem ao Senhor. Ele os despedaçou por causa de seus pecados. Mas os sarará. Ele os feriu. Mas os ligará. Basta que se voltem a Ele.
Que possamos conhecer e prosseguir em conhecê-Lo. É um conhecimento eterno. Que nunca acabará. Mas, assim como a alva, Ele virá. Descerá sobre nós como a chuva que rega a terra. É impossível buscarmos o Senhor e não O encontrarmos. Ele nos espera. Espera por nosso clamor. Espera por nosso desejo de conhecê-Lo e se revela a nós. Ele “não sabe brincar de esconde-esconde”. Basta procurarmos, Ele se revela. Com alegria. http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/esconde-esconde.html
Não deseja um amor que cedo passa, como a neblina pela manhã. Ou como o orvalho da madrugada. Deseja misericórdia e conhecimento dEle, não sacrifícios e holocaustos. Quer nosso tempo, nossa vida, não nossos rituais. Ele nos quer!
Seu povo transgrediu Sua aliança. Como Adão. Gileade pratica injustiça. Sua cidade está manchada de sangue. Os sacerdotes matam o povo enquanto eles caminham para buscar o Senhor. Praticam abominação. Israel está contaminado.
Quantos têm sido mortos por seus líderes, enquanto estão a caminho do Senhor?
Que Seu juízo venha, como prometido.
Que Seu povo se volte para Ele. E O conheça.
Que nos voltemos para Ele. Que o conheçamos a cada dia.
Continuamos amanhã. Leremos os capítulos sete e oito.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário