Leitura do dia 09/10.
Continuamos nossa caminhada através do Livro dos livros.
Ontem vimos Zacarias mencionar a primeira e a segunda vinda do Senhor Jesus. A guerra contra Jerusalém. E Sua chegada com todos os Seus santos.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/10/zacarias-131-1421.html
Hoje, um novo livro.
Caminharemos pelos dois primeiros capítulos de Malaquias. O último livro do Antigo Testamento.
Viu como foi fácil chegar até aqui? Quantas jornadas diferentes! Quantos livros maravilhosos!
Malaquias significa “Mensageiro do Senhor”. Provavelmente viveu cerca de cem anos após os profetas Ageu e Zacarias.
A mensagem do Senhor através de seu profeta inicia com uma deliciosa declaração de amor. O Senhor sempre amou Seu povo. O povo, no entanto, não conseguia enxergar e perguntava como os amara.
Ele responde que amou Jacó e rejeitou Esaú. Esaú foi rejeitado por causa de sua rebeldia e orgulho. Lembra? Massacraram Israel. http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/obadias-11-21.html
Quando Seu povo visse a destruição de Edom com seus próprios olhos, reconheceriam que Sua grandeza vai muito além das fronteiras de Israel. Vai até os confins da terra.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html
O Senhor os admoesta a honrarem-No. É Pai, mas não tem honra. Seu povo despreza Seu nome. Ainda perguntam como. Não conseguem enxergar. Ele responde que oferecem sacrifícios contaminados. Seu povo continua sem enxergar e pergunta como fazem isso. Dizem que a mesa do Senhor não merece respeito. Oferecem animais cegos, aleijados e doentes. Depois Lhe pedem compaixão.
Ele não ouvirá. Não O respeitam. Oferecem qualquer coisa. Não oferecem o melhor.
Seu desejo é que alguém feche as portas do templo para não acenderem mais o fogo sobre o altar. Não se agrada deles. Não aceitará suas ofertas.
Se queremos oferecer algo ao Senhor, precisa ser nosso melhor. Ele não aceita sobras. Não aceita o que desprezamos. Seu povo O despreza.
Ainda assim, Seu nome é honrado o dia todo. Por pessoas de outras nações. Em todo o mundo Lhe oferecem incensos e sacrifícios puros. Em Sua honra. Seu nome é grande entre as nações. Aleluias!
Quanto a Israel, com suas ações, desonram-No. Acham difícil demais servi-Lo. Desprezam Suas ordens. Trazem ofertas roubadas, aleijadas e doentes. Prometem uma oferta excelente, mas oferecem o pior. Até fruto de roubo!
Ele ordena que os sacerdotes tomem uma decisão. Que decidam honrar Seu nome. Se não o fizerem, serão amaldiçoados, mesmo através das bençãos que receberam. Estão tão afastados do Senhor que já se encontram amaldiçoados. Não levaram a sério Suas advertências. Seus descendentes serão castigados.
Lembra que Sua aliança com os levitas era lhes dar vida e paz. Foi o que Ele fez. Bastava que O temessem. E eles o fizeram. Demonstraram grande temor ao Senhor. Reverenciaram Seu nome. Transmitiram ao povo as verdades das leis que receberam dEle. Não mentiram. Não enganaram. Andaram com Ele. Viveram de modo pacífico e justo. Desviaram muitos do pecado. É assim que deve ser.
As palavras do sacerdote devem guardar o conhecimento do Senhor. E o povo deve buscar o sacerdote para receber instrução. Ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos. Ou, pelo menos, deveria ser.
O que aconteceu? Os sacerdotes se desviaram. Suas instruções fizeram com que muitos caíssem em pecado. Não ensinaram o conhecimento do Senhor. Quebraram a aliança que fez com os levitas. Mostraram-se parciais na aplicação da Sua lei. Será que vemos tal coisa acontecer hoje também? Infelizmente, sim.
O profeta chama seu povo de volta ao Senhor. Foram infiéis. Foram detestáveis. Casaram-se com mulheres que adoravam deuses estrangeiros. Cobrem de lágrimas o altar do Senhor, choram e gemem e ainda perguntam porque Ele não os ouve. Não os ouvirá. Não querem reconhecer seus pecados. Nem deixá-los.
O Senhor responde que foi testemunha da aliança que fizeram na juventude e foram infiéis às suas esposas, embora elas tenham continuado a ser suas companheiras. Ele os fez um. E dessa união queria filhos dedicados a Ele.
Exorta que todos guardem seu coração e permaneçam fieis à sua esposa. Odeia o divórcio. Repudiar a esposa que permanecer fiel, é cobri-la de crueldade. Causa dores profundas.
O Senhor está cansado de tanto ouvir os sacerdotes dizendo aos que praticam mal que são bons aos olhos do Senhor, e que Ele se agrada deles. Mentira! O Senhor abomina o mal.
Que temamos o Senhor. Que reverenciemos Seu nome. Que transmitamos a verdade de Sua Lei. Que não mintamos. Nem enganemos.
Que andemos com Ele. Que vivamos de modo digno e justo, desviando outros do pecado.
Que tenhamos em nós Seu conhecimento e ensinemos Sua Palavra a Seu povo.
Que guardemos nossos corações. Que sejamos fiéis. Que nenhum de nós cubra seu cônjuge com crueldade.
Sim, guardemos nossos corações. http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/guardando-meu-tesouro.html; http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/como-guardar-meu-unico-bem.html;
Continuamos amanhã. Leremos os capítulos três e quatro de Malaquias.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário