segunda-feira, 18 de novembro de 2019

João 16.1-33

Leitura do dia 07/11.

Continuamos nossa caminhada através do livro de João.

Ontem vimos Jesus lavar os pés de Seus discípulos. O maior é o que serve. Ele nos deu um novo mandamento. Armar uns aos outros como Ele nos amou. http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-131-38.html

Ele é o único caminho para o Pai. Não há outro. Prometeu-nos o Espírito Santo, nosso Consolador, nosso Encorajador.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-141.html

Também O vimos dizer que é a videira verdadeira. Precisamos estar nEle e Ele em nós. Também vimos que o mundo O odeia. E a Seus discípulos. http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-151-27.html

Hoje caminharemos a partir do capítulo dezesseis de João. Até o capítulo dezoito.

Seu discurso continua.

Tudo o que tem dito é para que Seus discípulos não venham a tropeçar. Em breve serão expulsos das sinagogas. E virá o tempo quando quem os matar achará que está prestando culto a Deus, fazendo Sua vontade. Mas farão estas coisas porque não conheceram, de fato, nem o Pai, nem a Ele.

Repete que está dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que os avisou. Não é para pedirem ao Pai para não serem expulsos das sinagogas, nem perseguidos e mortos. É para estarem prontos quando acontecer. Sem tropeço, firmes. Não falou antes porque estava com eles.

Ouço o silêncio. Ninguém pergunta para onde vai. Seus corações estão cheios de tristeza. Está chegando a hora.

Noto que Pedro continua calado. Durante todo o jantar e essa caminhada, não abriu a boca. Não houve sequer uma pergunta.

Em Sua última conversa, o Senhor previne que o mundo odiará aqueles que O seguem. Motivo? Não O conhecem. Nem a Ele, nem a Seu Pai.

Quem não O conhece não consegue entender muitas coisas. Jesus está sempre na contramão do mundo. Seus discípulos também devem estar.

O mundo tem odiado Jesus não apenas por não O conhecê-Lo, mas por conhecer um falso Jesus que foi pregado durante séculos. Que deixou muitos sem a mínima vontade para conhecê-Lo. Como Sua identidade tem sido distorcida ao longo dos tempos! Como as pessoas têm estado longe dEle por não saberem de fato quem é!

Nosso dever, como discípulos que somos, é mostrar ao mundo quem de fato Jesus é, para que desejem conhecê-Lo e não fugir dEle como tantos têm feito. Devemos, com nossas vidas e palavras, atrair as pessoas a Jesus.

Se você ainda não O conhece, venha! Entregue seu coração. Não há nada melhor que segui-Lo, que amá-Lo. https://www.youtube.com/watch?v=rBVjbjGVVjo

Caminhe conosco. Caminhe com o Senhor. Não existe nada melhor.

Jesus continua caminhando para o Getsemani.

Fala que está indo para o Pai. Nenhum de Seus discípulos perguntou nada. Estão cheios de tristeza. Mas é para o bem dEles (e nosso) que vai. Se não for, o Conselheiro que prometeu, não virá. Mas se for, Ele O enviará. E quando o Conselheiro vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Do pecado, porque os homens não creem nEle. Da justiça, porque está indo para o Pai. E do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.

Diz que ainda tem muito para falar aos discípulos, mas não podem suportar agora. Quando, porém, o Espírito da verdade vier, os guiará a toda a verdade. Não falará de Si mesmo. Falará apenas o que ouvir. E anunciará o que está para vir. Ele O glorificará, porque receberá do que é dEle e o tornará conhecido.

Diz que mais um pouco e já não O verão; um pouco mais e O verão de novo.

Os discípulos se olham. Perguntam uns aos outros o que está querendo dizer. Não entenderam nada. Será que finalmente vão perguntar alguma coisa?

Não, mas Jesus percebe o que desejam perguntar. E responde que certamente eles chorarão e se lamentarão e o mundo se alegrará. Eles se entristecerão, mas a tristeza deles se transformará em alegria. Como a mulher que está dando à luz sente dores porque chegou a hora, mas quando o bebê nasce, esquece a angústia, por causa da alegria de ter nascido um menino. Assim acontecerá com eles. Agora é hora de tristeza, mas Ele os verá outra vez. Quando O virem, se alegrarão e ninguém poderá tirar a alegria que sentirão.

Diz ainda que naquele dia não Lhe perguntarão mais nada. Assegura que Seu Pai lhes dará tudo que pedirem em Seu nome.

Até agora não pediram nada em Seu nome. Devem pedir. E receberão. Para que a alegria deles seja completa.

Diz que embora tenha falado através de figuras, vem a hora em que não usará mais esse tipo de linguagem. Falará abertamente a respeito de Seu Pai. Nesse dia, pedirão em Seu nome. E Ele não precisará pedir ao Pai em favor deles porque o próprio Pai os ama, porquanto eles O amaram e creram que Ele veio do Pai. Veio do Pai e agora volta para o Pai.

Seus discípulos entenderam! Dizem que agora está falando claramente e não por figuras, e que percebem que Ele sabe todas as coisas e não precisa que Lhe façam perguntas. Por isso creem que veio do Pai. Jesus pergunta se agora creem.

Fala que a hora está se aproximando, na verdade já chegou, quando serão espalhados. Eles O deixarão sozinho. Mas o Pai está com Ele. Não está só.

Termina Seu discurso dizendo que falou essas coisas para que nEle tenham paz. Neste mundo teriam aflições, mas deveriam ter ânimo. Ele venceu o mundo.

Vamos pensar um pouco do que falou nessa parte de Seu discurso.

Disse que irá para o Pai. Que é necessário ir. Para enviar o Conselheiro. Este convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Como é importante essa tarefa! Se não formos convencidos dessas três coisas, não conseguimos enxergar que somos pecadores e precisamos desesperadamente de Sua bondade e misericórdia sobre nossas vidas.

Havia muito ainda a ser dito, mas não suportariam. O Espírito da Verdade os guiaria a toda a verdade. Esse é o Espírito do Senhor que nos guia. Ensinando Seu caminho. Ensinando a verdade. Como necessitamos! Também desesperadamente.

Repete que devemos pedir em Seu nome. E que receberemos o que pedirmos.

Disse que no mundo teríamos aflições. Sim, disse exatamente assim!

Gosto quando diz isso. Sim. Gosto. Porque fala a verdade. Não nos ilude dizendo que tudo será “um mar de rosas”. Não nos ilude dizendo que tudo irá bem todos os dias. Não. Ele diz que teremos aflições. É certo que teremos aflições. Aflição significa dor, angústia. É certo que teremos. Mas também é certo que Ele venceu o mundo. Então, devemos ter ânimo.

Uma pessoa com ânimo é uma pessoa entusiasmada. Uma pessoa entusiasmada é uma pessoa cheia do sopro de Deus. Não precisamos passar pelas aflições como se não houvesse esperança, porque há esperança. Ele venceu o mundo. Seu sopro está em nós.

O fato de ter vencido o mundo, é a garantia de que nós também podemos vencer. Afinal, suportou tudo por nós. Foi à frente, para nos mostrar que é possível.

Anime-se! Alegre Seu coração. Ele venceu o mundo. A garantia líquida e certa de que também venceremos.

Coloque um sorriso no rosto. Continue sua caminhada.

Ele continua sendo bom. Em toda e qualquer circunstância. Sempre.
https://www.youtube.com/watch?v=ueqlDJNET1A

Continuamos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário