segunda-feira, 18 de novembro de 2019

João 14.1-30

Leitura do dia 06/11.

Na postagem anterior vimos Jesus lavar os pés de Seus discípulos. O maior é o que serve. Ele prediz a traição de Judas e a negação de Pedro. Dá-nos um novo mandamento. Amarmos uns aos outros como Ele nos amou.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-131-38.html

Agora, continuamos nossa caminhada pelas páginas do capítulo quatorze do livro de João.

Continuo chocada com a extensão desse mandamento. Que Ele nos ensine a amar assim!

O jantar continua, mesmo após a revelação de que Judas O trairá, de que existe um novo mandamento a ser seguido e de que Pedro O negará.

O Senhor ainda tem muito a ensinar. Vamos acompanhar Seus ensinos.

Aconselha Seus discípulos a não perturbarem seus corações, antes, devem crer em Deus e nEle. Diz que na casa de Seu Pai há muitos aposentos. Se isso não fosse verdade, Ele teria dito. Como é verdade, vai preparar-lhes (nos) lugar. Explica que voltará e os levará para Si, para que estejam onde estiver. Diz que conhecem o caminho para onde vai.

Tomé diz que não sabem para onde Ele vai, por isso não podem saber o caminho.

Jesus responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.

Não podemos nos iludir achando que conseguimos comprar a salvação. Não podemos. O preço foi pago por Ele. Ele é o único caminho que leva ao Pai. O único! http://www.espalhandoasemente.com/2018/01/a-crucificacao-de-jesus.html

Jesus continua dizendo que se realmente O conhecessem, conheceriam também Seu Pai. Eles O conhecem e O tem visto.

Filipe clama pedindo ao Senhor para mostrar-lhes o Pai. Isso é o bastante para ele.

Jesus pergunta a Filipe se não O conhece depois de tanto tempo andando juntos. Explica que quem O vê, vê o Pai. E pergunta como pode dizer “Mostra-nos o Pai?”.

Jesus ainda pergunta a Filipe se não crê que Ele está no Pai e que o Pai está nEle. Reforça que as palavras que têm dito não são apenas Suas. Pelo contrário, o Pai que vive nEle está realizando Sua obra.

Conclama Seus discípulos a crerem nEle quando diz que está no Pai e o Pai está nEle. Ao menos por causa das mesmas obras. Como já vimos, Jesus faz somente o que viu o Pai fazer. Foi o que nos disse páginas atrás. http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/so-sei-que-era-cego-e-agora-vejo.html

Fala que quem nEle crê fará as obras que tem feito. E fará coisas maiores ainda porque está indo para o Pai.

Diz que fará o que pedirem em Seu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

O jantar continua. Seu discurso também. Vamos ficar aqui um pouco.

Olho para Pedro. Meu querido Pedro está calado. Ele que sempre faz perguntas antes de todos e tem sempre uma opinião, está calado. Não ouvimos sua voz. Pesa sobre si o que o Senhor lhe disse. Ele O negará antes do amanhecer, antes que o galo cante. Não apenas uma vez, mas três. Será possível? Duvido que acredite. Logo ele, tão impulsivo e cheio de coragem!

Pensemos nas palavras de Jesus. Não deixemos nosso coração perturbado. Confiemos nEle. Em qualquer circunstância.

O Pai não aceita suborno. Só há um caminho até Ele, Jesus. Obras, ofertas (seja de que tipo for), não nos levam ao Pai. Apenas Jesus. Ele é o caminho. O único.

Ele é a verdade. Sua palavra é verdadeira. Apocalipse diz que é a Testemunha Fiel (Apocalipse 1.5). http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/os-lindos-nomes-do-senhor.html

Não há nEle nada de mentira (1 João 2.21). Precisamos conhecê-Lo para sermos verdadeiramente livres (João 8.32). http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/a-verdade-e-uma-pessoa.html

Ele é a vida. Vida abundante só com Ele. Só nEle. Só amando mais a Ele que nossas próprias vidas. Somos dEle. http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/o-bom-pastor-da-sua-vida.html

Que possamos adorá-Lo! https://www.youtube.com/watch?v=LJyK6vZRFSw

Que nossas orações sejam de acordo com Sua vontade, não para gastarmos em nossos próprios deleites (Tiago 4.3-13). Assim nos ouvirá e nos responderá, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Pensemos nisso.

Agora, prossigamos.

O jantar continua. É o último jantar. Vamos ouvir o Senhor.

Ele fala que se Seus discípulos O amarem, obedecerão Seus mandamentos.

Como amá-Lo e não obedecê-Lo? Não faz sentido. Quem O ama, obedece.

Diz que pedirá ao Pai, e o Pai dará outro Conselheiro para estar com eles (conosco) para sempre.

Esse Conselheiro é o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-Lo porque não O vê nem O conhece. Mas, Ele diz, vocês O conhecem, pois Ele vive com vocês e estará em vocês.

Faz uma promessa maravilhosa: “Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês”.

Meu coração se enche de alegria. Sei o que O espera nas próximas páginas, mas como é bom saber que voltará para nós! Como é bom saber que Ele é a verdade e não há nenhuma mentira nEle. Ele, de fato, voltará. http://www.espalhandoasemente.com/2018/04/prestando-contas.html

Novamente diz que dentro de pouco tempo o mundo não O verá mais. Vocês, Ele diz, porém, me verão. Porque Eu vivo, vocês também viverão. Que promessa bendita!

Diz que "naquele dia" compreenderão que Ele está em Seu Pai, eles nEle e Ele neles.

Deus é um Deus relacional. E essa verdade é maravilhosa. Quando O obedecemos, estamos nEle e Ele está em nós!

Quem tem Seus mandamentos e obedece, esse é o que O ama. E aquele que O ama será amado por Seu Pai e Seu Pai também o amará e se revelará a ele. https://www.youtube.com/watch?v=WRZp0p3Qne0

O Pai se revelará a nós se obedecermos Seus mandamentos. Essa é a prova de que O amamos. Nossa obediência.

Judas (não o Iscariotes) faz uma pergunta muito interessante: “Senhor, mas por que se revelarás a nós e não ao mundo?”

Novamente olho para Pedro. Calado. Nenhuma pergunta.

Jesus responde que se alguém O ama, guardará Sua palavra. Seu Pai o amará, Ele e Seu Pai virão a ele e farão nele morada. Essa é a condição para que Ele e o Pai façam morada em nós. Guardarmos Sua palavra. Porque O amamos. E o Deus Todo Poderoso vem e mora em nós.

Quem não O ama não guarda Suas palavras. Como o Pai e Ele farão nele morada? Não dá. Como fazer morada em alguém que não O deseja?

Novamente fala que as palavras que tem dito não são Suas; são de Seu Pai que O enviou.

Diz que tem falado essas coisas enquanto ainda está com eles. Mas, afirma, o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Seu nome, ensinará todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo que lhes disse.

Então, lhes dá Sua paz. Não como o mundo dá. Seus corações não devem se perturbar. Nem devem temer. Afinal, eles O ouviram dizer que iria, mas voltaria. Ah, a certeza de Sua volta!

Diz ainda que se O amassem, ficariam contentes porque vai para o Pai. Está dizendo agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiam.

Completa dizendo que não mais falará. O príncipe deste mundo está vindo. Este príncipe não tem nenhum direito sobre Ele. Mas o mundo precisa saber que Ele ama o Pai e faz o que o Pai lhe ordenou.

Sua morte será por obediência e amor, não por outro motivo.

Depois disso, fala a Seus discípulos: “Levantem-se, vamo-nos daqui!”

O jantar acabou. Para onde vão? O que acontecerá?

Não consigo levantar. Não agora. Quero ficar aqui mais um pouco e pensar. Deixem que vão. Vamos pensar. Precisamos ter essas palavras gravadas em nossos corações.

Se O amarmos, O obedeceremos. Se O obedecermos, Ele fará em nós morada. Se Ele fizer morada em nós, a casa será dEle, não será mais nossa! https://www.youtube.com/watch?v=w9WC5ktet9o; http://www.espalhandoasemente.com/2016/01/queremos-arca-da-alianca-em-nosso-meio.html

Queremos realmente Sua morada em nós, com tudo que isso implica?

Temos amado o Senhor a ponto de obedecermos Suas palavras? Somente assim Ele fará morada em nós. Não adianta apenas manifestarmos o interesse em recebê-Lo, precisamos, de fato, obedecê-Lo. Não amanhã ou depois, mas hoje, agora, já. E sempre.

Ele nos deixa Sua paz, paz que excede todo entendimento. Paz que nos dá equilíbrio em meio ao total desequilíbrio que deseja nos engolir em nosso dia a dia. NEle estamos guardados.

Não fomos abandonados como um órfão. Ele voltará para nós.

Prosseguimos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário