domingo, 10 de julho de 2016

O Deus que acolhe e transforma

No capítulo dois de Josué lemos sobre Raabe. Uma prostituta. Morava em Jericó. Em um lugar privilegiado. Em cima da muralha da cidade.

Quando os espias foram até lá, Raabe afirmou que sabia o que Yahweh havia feito. E que havia dado aquela terra ao povo de Israel. Disse que Yahweh era Deus, em cima nos céus e embaixo na terra.

Raabe escondeu e salvou os espias e pediu um sinal seguro que ela, seus pais e sua família não seriam mortos. Os espias deram sua palavra e orientaram Raabe a reunir todos os seus em casa e colocar um cordão escarlate junto à janela. Ela assim fez. Imediatamente à partida dos espias.

Quando os israelitas conquistaram Jericó, colocaram Raabe e sua família em um lugar seguro. Fora do acampamento de Israel.

Fico imaginando, não seria eu se não o fizesse, o que aconteceu com esta mulher.

A Bíblia não conta sua história. Apenas algumas informações. Mais nada. Mas são informações preciosas. Relevantes.

Não sabemos o que levou essa mulher a vender seu corpo para se sustentar. Não sabemos como se relacionava com sua família. O fato é que ela creu em Yahweh e convenceu sua família a se reunir em sua casa, esperando o livramento.

Após isso, ficou em um lugar fora do acampamento de Israel. Um tempo de transformação. A prostituição era terminantemente combatida em Israel. Deus nos ama e não deseja que vendamos nossos corpos. Somos únicos e especiais. Nascemos para amar e sermos amados.

Posso afirmar com toda certeza que aquela mulher mudou de profissão. Abraçou o povo de Israel e o Deus de Israel como seus. Mateus 1.5 nos conta que Salmon gerou a Boaz, de Raabe.

Essa mulher, com suas escolhas, livrou da morte sua vida e a vida de toda a sua família. Morou no meio dos israelitas. E mais, casou-se com Salmon, que pertencia à tribo de Judá. Pôde conhecer o cuidado de um protetor. Foi uma excelente mãe, pois seu filho Boaz era conhecido em todo Israel como um homem justo e temente a Deus que, assim como seu pai, casou-se com uma estrangeira. Séculos mais tarde, essas duas mulheres, Raabe e Rute, que poderiam ter sido alvo de preconceito, aparecem na genealogia de Israel e mais, na genealogia do Rei das Nações, Jesus, o Redentor de todos os povos.

Deus é um Deus que abraça todos os que se achegam a Ele. Não importa quem seja. O que tenha feito. Ele escolheu a cada um de nós. Basta que O escolhamos também. Ele nos abraça. Nos recebe. Nos cura. Transforma nossas vidas. Nosso futuro. Muda nossa história. A partir de uma escolha.

A história de Raabe poderia ter sido outra. Uma história que não seria contada em lugar algum. Uma história sem registro. Mas por causa das escolhas que fez, sua vida ficou registrada no Livro dos livros.

Ainda que seja difícil largar hábitos, trocar de costumes e vestes, que possamos deixar o Médico dos médicos nos curar. Que nossa mente seja renovada e transformada por Aquele que é o Logos. E que nossas vidas possam ser marcadas por escolhas que abençoem todas as nossas próximas gerações, assim como as de Raabe.


Um comentário:

  1. Amei a mensagem linda e maravilhosa. Muito edificante que Deus os abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir