quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Jesus morre. E agora?

Prosseguimos através do capítulo 27 de Mateus.

Nosso Senhor entregou Seu espírito. Está morto.

A tarde cai. As pessoas se dispersam.

José, de Arimatéia, homem rico, discípulo de Jesus, vai até Pilatos. Pede o corpo do Senhor para ser sepultado. Nós deixamos o Calvário e o acompanhamos. Não era um pedido comum, mas Pilatos ordena que entreguem o corpo a ele.

Ele vai até ao Calvário. É muita tristeza. Tira o corpo de Jesus da cruz. Envolve-o num lençol de linho, limpo. Coloca-o em um sepulcro novo, que havia mandado cavar em uma rocha.

João nos conta que Nicodemos estava com ele. Trouxe aproximadamente trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés (João 19.39). Trinta e quatro quilos! Você consegue imaginar? Eles o envolvem em faixas de linho, com essa mistura, como era costume dos judeus. Depois, José fecha o sepulcro com uma pedra. Essa pedra costumava ser muito pesada. Provavelmente seus servos estavam com ele para conseguir rolar a pedra. Vão embora. Não há mais o que fazer.

Maria Madalena e outra Maria estão assentadas em frente ao sepulcro, observando. Assim como nós. Não queremos deixá-Lo.

Mas, no dia seguinte, precisamos acompanhar os chefes dos sacerdotes e os fariseus. Eles vão até Pilatos. Lembraram que Jesus havia dito que ressuscitaria. Pedem a Pilatos para ordenar que o sepulcro seja guardado até ao terceiro dia. Tem medo que seus discípulos roubem Seu corpo e digam que Ele ressuscitou. Isso seria um engano, segundo eles, pior que Ele ter dito que era o Cristo, o Filho de Deus. Tenho vontade de rir da cara deles.

Pilatos autoriza um destacamento para manter o sepulcro em segurança. Da forma que achassem melhor. Um destacamento inteiro! Eles vão ao sepulcro. Armam um esquema de segurança. Além disso, lacram a pedra que José havia colocado. Com a pedra lacrada, é impossível abrir o sepulcro sem que ficassem sabendo.

Esquema de segurança montado. Um destacamento inteiro guardando o sepulcro. Uma pedra lacrada. Não havia como o corpo ser roubado. Os chefes dos sacerdotes e os fariseus estão contando os dias, as horas. Aquela história de Jesus ser o Cristo, o Filho de Deus, está a prestes a acabar. É só esperar até ao terceiro dia. Será? Meu coração dispara, cheio de expectativas.

Amanhã veremos o que acontece. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário