Ontem vimos que Davi desejou construir uma casa para o Senhor. Embora o Senhor tenha dito “não”, Davi continuou com o coração grato, adorando o Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/aprendendo-ser-grato.html
Hoje, caminharemos através do capítulo 18.
Davi venceu os filisteus. Subjugou-os. Tomou de suas mãos a cidade de Gate, seus povoados e vizinhanças. Venceu também os moabitas. Foram feitos seus súditos, pagando-lhe tributos.
Davi derrotou também Hadadezer, rei de Zobá, quando procurava obter o controle na região do rio Eufrates. Davi tomou mil carros de guerra, sete mil cavaleiros e vinte mil soldados de infantaria. Mandou aleijar todos os cavalos que conduziam carros de guerra, exceto cem, que foram escolhidos e separados.
Os sírios vieram socorrer Hadadezer. Davi e seu exército mataram vinte e dois mil de seus soldados. Estabeleceu guarnições militares para ter um governo em Damasco. Eles se tornaram súditos de Davi. Pagavam impostos.
O Senhor dava vitórias e mais vitórias em todos os lugares aonde Davi ia. Ele trouxe para a cidade de Jerusalém os escudos de ouro usados pelos oficiais de Hadadezer. De suas cidades e seus povoados, Davi trouxe grande quantidade de bronze. Davi guardou esse bronze para ser usado por Salomão na construção do templo. Salomão usou para fazer o tanque de bronze, as colunas e vários utensílios da Casa do Senhor.
Quando Tóu, rei de Hamate, inimigo de Hadadezer, soube que Davi havia aniquilado todo o exército de Hadadezer, mandou seu filho Hadorão saudar e parabenizar Davi por ter lutado bravamente e vencido. Hadadezer era muito temível, e sempre atacava o povo de Tóu.
Hadorão ficou tão grato a Davi que lhe enviou todo tipo de utensílios de ouro, de prata e de bronze. Davi consagrou esses utensílios ao Senhor, juntamente com a prata e o ouro que trouxera de todas as demais nações.
Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, também foi à guerra. Derrotou mil edomitas no vale do Sal. Ao vencer, estabeleceu guarnições militares em Edom, sujeitando-os a Davi.
O Senhor seguia acrescentando vitórias a Davi, por onde quer que ia.
Davi reinou sobre toda a nação de Israel. Administrava a justiça e a equidade a todo o seu povo e súditos.
Joabe, filho de Zeruia, era comandante do exército.
Josafá, filho de Ailude, era cronista, o arquivista real.
Zadoque filho de Aitube, e Abimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes.
Sausa era escrivão e secretário.
Benaia, um de meus preferidos, filho de Joiada, um dos valentes de Davi, comandava os queretitas e os peletitas. Estes eram servos de Davi.
E os filhos de Davi eram seus mais importantes conselheiros.
Embora Davi tenha aprendido a ser um guerreiro valoroso e mesmo tendo um exército de homens valorosos, era o Senhor que ia acrescentando dia a dia vitórias.
Davi governava com justiça e equidade. Como precisamos de governantes com essas qualidades! Como carecemos de homens assim!
Que clamemos por homens que ajam com justiça e equidade, tementes ao Senhor.
Que sejamos tementes ao Senhor. Que sejamos guerreiros valorosos. Que Ele nos dê Suas vitórias. Que sejamos administradores que ajam com justiça e equidade. A cada dia.
Amanhã continuamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário