segunda-feira, 2 de julho de 2018

Engrenagem perfeita

Continuamos nossa caminhada através das páginas de 1 Crônicas.

Ontem vimos, entre outras coisas, que precisamos planejar o futuro. Abençoar a próxima geração.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/07/planejando-o-futuro.html

Hoje vamos caminhar pelas páginas do capítulo 23.

Davi já estava com idade muito avançada. Ele proclamou Salomão rei sobre Israel. Fez isso reunindo todos os chefes e líderes de Israel, assim como os sacerdotes e levitas.

Antes, porém, Davi havia mandado fazer um recenseamento dos levitas.

Havia trinta e oito mil, da idade de vinte anos para cima, prontos para o serviço do Senhor.

O rei Davi escolheu vinte e quatro mil para supervisionarem os trabalhos de construção e administração da Casa do Senhor. Seis mil para servirem como escribas e juízes. Quatro mil para serem guardas das portas. Quatro mil para louvarem o Senhor com instrumentos musicais que Davi tinha preparado com esse propósito.

Davi distribuiu os levitas em grupos que descendiam de Gérson, Coate e Merari, filhos de Levi. Como deveria ser. Afinal, cada família tinha sua função específica. O lugar correto para servir o Senhor.

Arão e seus descendentes, que também eram levitas, foram escolhidos e encarregados perpetuamente, pelo Senhor, para servirem no Santo dos Santos, consagrar as coisas santíssimas, oferecer sacrifícios, queimar incenso diante do Senhor, serví-Lo e pronunciar bênçãos em seu Nome. Para sempre.

Davi dissera que, como o Senhor havia dado paz e tranquilidade ao seu povo e Sua casa seria para sempre em Jerusalém, os levitas não precisavam mais transportar o Tabernáculo nem os utensílios sagrados usados em seu serviço religioso. Então, o dever dos levitas passou a ser cooperar com os descendentes de Arão em todos os trabalhos no templo.

Encarregavam-se dos pátios, das salas laterais, da purificação de todos os objetos sagrados e das demais tarefas necessárias à manutenção da Casa de Deus.

Estavam também encarregados do pão consagrado, da farinha para as ofertas de cereal, dos bolos sem fermento, de assar o pão e misturar a massa, e de todos os pesos e medidas.

Deveriam estar preparados para render graças e louvores ao Senhor, ao raiar do dia, e ao pôr-do-sol e oferecer continuamente diante do Senhor todos os holocaustos que eram queimados no sábado, e em todas as festas com datas fixas.

Deviam servir regularmente diante do Senhor conforme as normas e as escalas para os turnos de serviço dos diversos grupos de trabalho, como uma grande e perfeita engrenagem, onde todos são absolutamente necessários.

Dessa maneira os levitas ficaram responsáveis pela administração da Tenda do Encontro, e pela assistência aos seus irmãos, os descendentes de Arão, bem como por toda a obra e serviço religioso realizados na Casa do Senhor.

Está enganado quem acredita que os levitas eram apenas “os cantores” da Casa do Senhor. Acabamos de ler a respeito de suas diversas funções.

No Reino do Senhor é assim, se uma situação muda, as pessoas não ficam sem funções, não são descartadas, inutilizadas. Elas recebem outras funções, onde são completamente necessárias. O Senhor é inclusivo. Deseja todos trabalhando em Seu Reino. Há trabalho para todos. O Reino é, de fato, uma grande e perfeita engrenagem.

Mas temos um dever (vários na verdade), descobrir onde o Senhor deseja que O sirvamos. Que façamos isso, a cada dia, afinal nascemos para a Sua glória.

Que aprendamos com Davi a fazer as perguntas corretas como temos visto ele fazer, para recebermos as respostas que tanto necessitamos do Senhor.

Amanhã prosseguimos. Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário