Ontem vimos Uzias sendo conhecido em muitas terras distantes, porque o Senhor o promoveu.
Vimos também que ele esqueceu do Senhor, promovendo sua própria glória. Que triste!
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/ele-se-esqueceu.html
Hoje vamos caminhar pelas páginas do capítulo 27.
Jotão estava com vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar. Reinou dezesseis anos.
Praticou o que era justo e sensato diante aos olhos do Senhor. Seguiu a mesma atitude que houve em Uzias. Mas, ao contrário dele, não entrou no templo do Senhor.
Apesar de suas atitudes, o povo de Judá prosseguiu em suas ações e obras voltadas para o mal.
Jotão edificou a porta Superior da Casa do Senhor. Providenciou amplos reparos na muralha, na colina de Ofel. Também construiu várias cidades na região montanhosa de Judá e nos bosques, castelos-fortes e torres nas matas.
Ele guerreou contra o rei de Amom e prevaleceu. Os amonitas pagaram-lhe impostos durante três anos seguidos. Eram três toneladas e meia de prata, cerca de dez mil barris de trigo e dez mil barris de cevada.
Assim, Jotão foi se tornando mais poderoso e respeitado a cada dia. Dirigia seus passos segundo o caminho e a vontade do Senhor.
Aqui está o segredo de Jotão se tornar cada vez mais poderoso e respeitado: Ele dirigia seus passos segundo o caminho e a vontade do Senhor. Simples assim.
Os demais atos de Jotão, suas guerras e empreendimentos, estão registrados no Livro da História dos Reis de Israel e de Judá. Foi sepultado na Cidade de Davi.
Acaz, seu filho, reinou em seu lugar.
Ah, que alívio! Jotão andou nos caminhos bons de seu pai. Não seguiu seu mal exemplo, entrando no templo. Importou-se com a vontade do Senhor. Preocupou-se em edificar a porta de Sua casa, reparou as muralhas de Jerusalém. Construiu cidades, castelos-fortes e torres.
Mas como é triste ver que o povo de Judá continuou em seus maus caminhos, afastando-se do Senhor cada vez mais.
A apostasia estava dominando seus corações. Não queriam mais saber do Senhor. Adoravam a outros deuses. Adoravam a si mesmos. Esqueceram do Senhor. "Entretanto, a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando cada vez mais até a plena iluminação do dia. O caminho dos perversos é como as mais densas trevas, nem conseguem saber em que tropeçam."
Que possamos ser fiéis. Até o fim. Em toda e qualquer circunstância.
Que nossos passos sejam segundo o caminho e a vontade do Senhor, para que Ele nos promova como e quando desejar, se desejar.
Que nosso coração esteja inclinado a agradá-Lo, somente isso.
Amanhã prosseguimos. Espero você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário