quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Prisioneiros

Continuamos nossa caminhada através de 2 Crônicas.

Ontem vimos que Jotão dirigia seus passos segundo a vontade do Senhor. Por isso, foi tornando-se mais poderoso e conhecido.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/andando-corretamente.html

Hoje caminharemos pelas páginas do capítulo vinte e oito.

Acaz estava com vinte anos quando começou a reinar. Reinou dezesseis anos.

Não fez o que é justo e agradável aos olhos do Senhor, como Davi, seu antepassado. Imitou os reis de Israel. Até mandou construir ídolos e imagens fundidas para os baalins. Queimou perfumes sagrados no vale do filho de Hinon. Chegou a sacrificar seus próprios filhos no fogo, como as nações pagãs faziam. As nações que o Senhor havia expulsado, pelos seus maus caminhos.

Acaz sacrificava e queimava incenso nos altares, nas colinas e até debaixo de toda grande árvore verdejante.

Por esse motivo, o Senhor o entregou nas mãos do rei da Síria. Eles o derrotaram. Fizeram muitos prisioneiros. Levaram-nos cativos para Damasco, longe de suas terras. O pecado nos afasta de nosso lugar de direito.

Israel também lutou contra Acaz. Ele sofreu uma grande derrota. Em apenas um dia de batalha, Peca, filho de Remalias, matou cento e vinte mil guerreiros valorosos de Judá. Tudo porque Judá abandonou o Senhor.

Zicri, poderoso soldado de Efraim, matou Maaseias, filho do rei. Matou também Azricão, mordomo do palácio e Elcana, o segundo depois do rei. Israel levou duzentos mil, entre mulheres, meninos e meninas, presos para Samaria. Saquearam deles grande despojo.

O pecado de Judá fez com que os homens morressem e suas mulheres e filhos fossem levados cativos. Que terrível! Que responsabilidade temos para com nossa casa. Não podemos nos desviar do Caminho.

Em Samaria havia um profeta do Senhor, chamado Odede. Ele foi ao encontro do exército que voltava da guerra. Advertiu-os dizendo que o Senhor estava irado com Judá, por isso os entregara a Israel, mas eles haviam matado seus irmãos com tamanho ódio e violência que sua maldade ficou evidente nos céus. E agora, ainda queriam sujeitar o povo de Judá e de Jerusalém à condição de escravos. Eles, que também eram culpados diante do Senhor. Odede pediu-lhes que o atendessem e fizessem voltar os presos que haviam tomado, pois a ira do Senhor já estava contra eles.

Então, alguns homens dentre os chefes de Efraim levantaram-se e disseram que esses israelitas não entrariam em suas terras, acrescentando aos seus erros e pecados mais esta culpa de fazerem seus próprios irmãos de escravos. Disseram que sua culpa já era muito grande e a brasa da ira do Senhor já estava sobre suas cabeças.

Embora o povo de Israel estivesse distante do Senhor, quando os soldados ouviram essas palavras, abandonaram os presos e o despojo. Colocaram tudo diante dos príncipes e de toda a congregação.

Então, certos homens, designados nominalmente, puseram-se a reconfortar e encorajar os prisioneiros. Ah, como isso é lindo! Esses homens eram conhecidos por seus atos, por isso foram designados nominalmente para essa bendita tarefa.

Usando o próprio despojo, vestiram todos que estavam nus. Deram-lhes roupa, calçado, alimento, bebida e abrigo. Depois colocaram os fracos e feridos sobre animais de cargas, até seus irmãos que estavam em Jericó. Em seguida retornaram para Samaria.

Nessa época, os edomitas atacaram Judá mais uma vez. Derrotaram-na e fizeram muitos cativos. Os filisteus invadiram as cidades da planície e do sul de Judá. Também tomaram Bete-Semes, Aijalom, Gederote, Socó e seus povoados, Timna e suas aldeias, Ginzo e seus arredores, estabelecendo-se ali.
Tudo porque o Senhor humilhou Judá, por causa dos pecados de Acaz.

Ele foi responsável por conduzir Judá a pecar de modo desenfreado. Por essa razão, o Senhor desprezou completamente Judá. Que terrível ser conhecido dessa forma e ter um povo inteiro desprezado por sua conduta.

Acaz pediu ajuda aos reis da Assíria. Ele pegou alguns objetos valiosos dos despojos que estavam guardados na Casa do Senhor, e também tesouros que estavam no palácio real e na casa dos príncipes.

Entregou tudo a Tiglate-Pileser, rei da Assíria. Contudo, isso não o ajudou em nada. Tiglate-Pileser veio e, ao invés de servir de ajuda, causou a Acaz problemas ainda maiores.

O Senhor tentou atraí-lo de diversas formas, mas seu coração não se voltava para o Senhor, não se arrependia. Mesmo nesse tempo em que passou por várias provações, Acaz não mudou sua atitude. Pelo contrário, tornou-se ainda mais infiel ao Senhor. Chegou a oferecer sacrifícios às divindades pagãs de Damasco, que o haviam derrotado. Em sua vã imaginação, creu que os deuses da Síria os haviam ajudado, então o socorreriam. Essa devoção foi precisamente a causa da sua queda fatal e da ruína de todo o Israel.

O Senhor abomina a idolatria. Só Ele é o Senhor.

Acaz juntou os utensílios da casa do Senhor, fê-los em pedaços e fechou as portas do templo do Senhor. Ainda fez altares pagãos em todos os cantos de Jerusalém. Além disso, em cada cidade de Judá, mandou construir altares idólatras para queimar sacrifícios e perfumes a outros deuses, provocando a ira do Senhor.

Você pode imaginar? Ele pegou os utensílios da casa do Senhor e os fez em pedaços. Ainda fechou as portas do templo. Sua decadência só ia piorando. Além disso, fez altares aos falsos deuses, em todos os cantos de Jerusalém.

Acaz morreu e foi sepultado em Jerusalém. Mas não no túmulo dos grandes reis.

Seu filho Ezequias reinou em seu lugar.

Que possamos ser como Odede. Enquanto o povo estava longe do Senhor, ele possuía e entregava Sua Palavra, Suas exortações.

Que não façamos de nossos irmãos, escravos, ainda que estejam longe do Senhor. Na verdade, eles precisam ser cuidados. E devolvidos a seus lugares.

Que sejamos como aqueles homens de Efraim que desejavam limpar suas vidas e não permitiram que mais pecado entrasse em suas cidades.

Que sejamos como os homens citados nominalmente para cuidar, encorajar e fortalecer os que haviam sido levados cativos e que os devolvamos aos seus respectivos lugares.

Que sejamos homens e mulheres, conhecidos pelos seus nomes, chamados para o Senhor, para mostrar o caminho de volta a Ele.
https://www.youtube.com/watch?v=tFmNYHeuIrc&list=RDtFmNYHeuIrc&start_radio=1

Amanhã continuamos. Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário