Ontem vimos Jeroboão sendo confrontado por um homem de Deus, vindo de Judá. Apesar de tudo, não havia espaço para o arrependimento em seu coração.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/09/a-desobediencia-de-jeroboao.html
Também vimos que havia um profeta velho que morava em Betel. Seus filhos foram testemunhas de tudo que acontecera naquele dia, quando o homem de Deus havia clamado contra o altar.
Quando soube que o homem de Deus havia tomado a estrada para ir embora, pediu para que seus filhos selassem seu jumento e foi atrás dele.
Hoje caminharemos pelas páginas do capítulo treze. A partir do versículo quatorze.
Encontrou um homem sentado embaixo de um grande carvalho. Perguntou-lhe se ele era o homem de Deus que tinha vindo de Judá. Ele respondeu que sim.
O profeta convidou-o para sua casa. Para comer alguma coisa.
O homem de Deus recusou. Explicou que não poderia comer nem beber naquele lugar porque havia recebido uma ordem expressa do Senhor a esse respeito.
O profeta velho lhe disse que também era profeta como ele e um anjo havia lhe dito, por ordem do Senhor, que ele deveria fazê-lo voltar à sua casa, para comer pão e beber água.
Era mentira. O Senhor não havia falado nada.
O homem de Deus, inadvertidamente voltou com ele. Acreditou em sua palavra. Não perguntou ao Senhor se Ele “havia mudado de ideia”.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/qual-identidade-que-carrego.html
Cuidado quando esse tipo de situação acontecer com você. Se o Senhor fosse falar com alguém, falaria com o homem de Deus. Não mandaria recado por outra pessoa. Muito menos por um profeta velho.
O homem de Deus foi até à casa do profeta. Comeu pão e saciou a sede que sentia.
Quando estavam à mesa a palavra do Senhor veio ao profeta velho. O Senhor disse ao homem de Deus que ele havia sido rebelde à Sua palavra. Não cumpriu a ordem recebida, mas comeu e saciou a sua sede no lugar sobre o qual o Senhor havia dito que não era para comer, nem beber.
O Senhor lhe disse que por essa desobediência, não seria sepultado no túmulo de seus antepassados. Assim, o homem de Deus, terminou de comer e beber. O estrago já estava feito.
O profeta velho selou seu jumento para ele. E ele foi.
No caminho, foi atacado por um leão. Morreu. Seu corpo não foi destruído. Ficou estendido no chão. Com o leão e o jumento ao seu lado.
Algumas pessoas que passaram ali viram o cadáver com o leão ao lado. Correram para contar na cidade.
Assim que ficou sabendo, o profeta velho disse que com certeza era o homem de Deus, que havia desafiado a palavra do Senhor.
Não sei você, eu fico indignada com esse profeta. Foi ele quem enganou, embora o homem de Deus devesse ter consultado ao Senhor e não acreditado em sua palavra.
Ele ordenou que seus filhos lhe selassem um jumento. Partiu novamente atrás do homem de Deus, agora morto.
Logo encontrou seu cadáver com o leão e o jumento ao lado. O leão não havia devorado o corpo daquele homem, nem mesmo atacado o jumento.
O profeta velho ergueu o cadáver, colocou-o sobre o jumento e conduziu-o para onde morava.
Fez as lamentações fúnebres e o sepultamento. Enterrou o homem de Deus em seu próprio túmulo. Choraram por ele como se fosse um irmão.
Depois do sepultamento, o profeta velho ordenou a seus filhos que quando morresse, fosse enterrado junto com o homem de Deus porque, com certeza, o que ele havia profetizado se cumpriria. Tanto contra o altar de Betel, como também contra todos os altares idólatras das cidades de Samaria.
Mesmo depois de tudo isso, Jeroboão não se converteu. Continuou a designar sacerdotes a seu bel-prazer, para ministrarem nos altares idólatras.
Ele erguia altares em toda parte. E consagrava todo que tivesse a ambição de se tornar sacerdote.
Algumas considerações muito importantes: Quando o Senhor lhe der uma orientação, siga-a. Como o Senhor lhe ordenou. Não vá atrás da palavra de ninguém. Ainda que seja um profeta. Siga a orientação do Senhor até que lhe fale algo diferente ou confirme Sua direção. Seu Espírito habita em você. Aprenda a ouvir Sua voz.
E se eu perder o caminho? A direção?
Continue prosseguindo na última direção e orientação que o Senhor lhe deu. Se perdeu, volte ao caminho. Não faça como aquele homem de Deus que teve seu ministério morto por não ter seguido a orientação do Senhor. Por ter ouvido um profeta. Velho.
Consegue imaginar como foi esse caminho? Sabendo que não seria sepultado no túmulo de seus antepassados. Que morte o esperava? Tudo por ter ouvido um profeta que disse ter sido visitado por um anjo. E era mentira.
Também não faça como Jeroboão.
Não consagre ninguém, nem aceite a consagração de alguém que tenha a ambição de ser consagrado. A consagração vem do Senhor. Ele apontará aquele que desejar. O que tem o chamado, não a ambição.
Cuidado! Aprendamos a ouvir Sua voz e a seguir Sua direção e Seus princípios.
Amanhã prosseguimos. Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário