Nas últimas postagens vimos o bezerro de ouro, a intercessão de Moisés, a revelação do Senhor e a renovação da aliança.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-321-35.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-331-23.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-341-35.html
Agora, vamos percorrer os capítulos trinta e cinco a trinta e sete de Êxodo.
Moisés reuniu toda a comunidade de Israel. Mais uma vez passou as instruções do Senhor.
Falou sobre a guarda do sábado.
Pediu que entregassem as ofertas dos materiais necessários para a confecção do tabernáculo e seus acessórios.
Ordenou que todos os artesãos talentosos fossem e fizessem tudo como o Senhor ordenara.
Todos cujo coração foi movido e o espírito tocado, trouxeram as ofertas. Tanto homem como mulheres. Entregaram tudo a Moisés, de bom grado.
As mulheres com habilidade para costurar e fiar prepararam os fios de tecido azul, roxo, vermelho e de linho. Também dispuseram sua habilidade para fiar o pelo de cabra.
Moisés informou ao povo sobre Bezalel e Aoliabe. Eles ensinariam aos outros. Eram exímios artesãos e projetistas. Moisés os chamou. E aos demais artesãos que estavam dispostos a realizar a obra.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-311-18.html
O Senhor lhes deu sabedoria, a eles e aos demais artesãos, para realizarem todas as tarefas relacionadas à construção e decoração do tabernáculo. Eles o construíram conforme o Senhor ordenou. Exatamente.
Note que, além de serem habilidosos, o Senhor os encheu com sabedoria e eles estavam dispostos. O acampamento de Israel virou um enorme “salão de projetos”, com pessoas trabalhando várias horas por dia, em vários tipos de material. Eram costuras, bordados, marcenaria, fundição. Uma verdadeira indústria no meio do deserto.
E o povo continuava a trazer voluntariamente mais oferta, a cada manhã. Os artesãos informaram a Moisés que já tinham o suficiente para a obra. Ele ordenou ao povo que parasse de levar ofertas. Elas eram mais que suficientes para completar todo o projeto.
E assim, de acordo com o modelo do Senhor, o tabernáculo foi construído. De uma só peça contínua foi feita sua cobertura. Com uma camada protetora de peles de carneiro tingidas de vermelho e uma camada de couro fino.
As armações dos cantos foram emparelhadas na parte inferior e firmemente ligadas uma à outra na parte superior com uma argola, formando um só suporte de canto.
A arca da aliança foi feita de madeira de acácia. Revestida com ouro. Por dentro e por fora. E ainda tinha uma moldura de ouro ao redor.
A mesa também, exatamente como o modelo que Moisés viu no monte. Assim como o candelabro e seus enfeites. O altar de incenso. O óleo sagrado da unção. O incenso perfumado. O altar dos holocaustos.
Aqui termina o capítulo trinta e sete. Continuamos na próxima postagem.
Que tenhamos disposição em nos doar. Como essas homens e mulheres tiveram.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário