quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Gênesis 32.22-32

Leitura do dia 10/01 (Leitura Bíblica Anual).

Na postagem anterior, vimos a maravilhosa oração de Jacó.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-321-21.html

Os presentes foram à frente. Ele ficou no acampamento. Mas como dormir? Levantou-se durante a noite. Tomou suas mulheres, suas servas, seus filhos. Atravessou com eles o rio Jaboque. Depois de levá-los para o outro lado do rio, passou todos os seus bens.

Então, ficou sozinho no acampamento. Veio “um homem” e lutou com ele, até o amanhecer. Quando viu que não prevaleceria contra Jacó, tocou a articulação de seu quadril e a deslocou. “O homem” pediu que Jacó o deixasse ir. Já estava amanhecendo. Jacó disse que só o deixaria depois que fosse abençoado por ele. Mais uma vez podemos ver como Jacó dava importância à benção. 

“O homem” perguntou-lhe seu nome. Somos nós que precisamos dizer nosso nome, nossa identidade, o que carregamos. Jacó respondeu. “O homem” lhe disse que seu nome não seria mais Jacó. A partir daquele momento, se chamaria Israel, “Deus luta”. Ele havia lutado com Deus e com os homens e vencera. Jacó também quis saber o nome “do homem”. Quando “o homem” foi embora, Jacó chamou aquele lugar de Peniel, “Face de Deus”. Disse que viu o Senhor face a face e sua vida foi poupada. Embora “o homem” não tenha lhe dito Seu nome, Jacó sabia quem era.

O sol já estava nascendo quando Jacó saiu de Peniel, mancando. Quando vemos o Senhor, nosso nome muda, nossa identidade é restaurada. E as marcas desse encontro ficam para sempre. Visíveis a quem olhar. Agora Jacó está pronto para encontrar-se com Esaú. Veremos como foi esse encontro. Na próxima postagem.

Espero você. Até já. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário