sábado, 12 de janeiro de 2019

Gênesis 37.1-36

Leitura do dia 11/01.

Na postagem anterior vimos a genealogia de Esaú e Seir, antigo morador da região de Edom.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-361-43.html

Agora, caminharemos pelo capítulo trinta e sete de Gênesis.

Jacó passou a morar onde seu pai havia vivido como estrangeiro.

Ele tem doze filhos. Apenas dois de Raquel, a mulher que amava. José está com dezessete anos. O outro, bem mais novo, Benjamim, é o caçula
.
José cuidava dos rebanhos de seu pai. Trabalhava junto com seus irmãos, os filhos de Bila e Zilpa.
Ele contava algumas das coisas erradas que seus irmãos faziam (algumas). O que acontece com muitos irmãos mais novos.

Jacó amava José mais que qualquer outro de seus filhos. Assim como seu pai Isaque, tinha um preferido. Não aprendeu a lição.

Ele encomendou uma túnica linda para José, um presente especial. Só para José. Nenhum de seus irmãos tinha uma túnica daquelas. Eles o odiavam: Percebiam que o pai o amava mais que a eles. O ódio chegou a tal ponto que não conseguiam sequer dizer-lhe uma única palavra amigável. Eram só farpas.

Uma noite José teve um sonho. Contou a seus irmãos. No sonho estavam amarrando feixes de trigo. Os feixes dos irmãos se curvavam para o seu.

Seus irmãos passaram a odiá-lo mais ainda. Ficaram indignados. Será que achava que reinaria sobre eles? Que absurdo!

José teve outro sonho. Contou a seus irmãos e a seu pai. No sonho, o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante dele. Seu pai o repreendeu por contar um sonho assim. Seus irmãos ficaram com inveja. Mas seu pai ficou pensando qual seria o significado daqueles sonhos. Ele sabia que o Senhor falava através de sonhos. Mas não entendeu.

Pouco tempo depois, os irmãos de José estavam com seus rebanhos em Siquém. Jacó pediu que José se aprontasse para ir até eles. Queria saber notícias.

Gosto da resposta de José. Respondeu ao pai que já estava pronto.

Seus irmãos o reconheceram de longe. "Lá vem o sonhador". Tramaram matá-lo. Queriam saber o que aconteceria com seus sonhos depois que estivesse morto.

Quando Rúben ouviu, falou para jogarem-no em uma cisterna vazia. Seu plano era mais tarde resgatar José. Eles o jogaram.
Mais tarde, quando estavam se alimentando viram uma caravana de camelos vindo em sua direção. Eram negociantes ismaelitas que iam até o Egito vender suas mercadorias: especiarias, bálsamo e mirra.

Judá perguntou a seus irmãos o que ganhariam se matassem José. Era melhor venderem-no. E foi o que fizeram. Por vinte peças de prata.

Os negociantes o levaram para o Egito.

Quando Rúben voltou, viu que seu irmão não estava mais na cisterna. Ficou desesperado. Talvez quisesse se redimir por ter-se deitado com a concubina de seu pai. Mas agora José já não estava ali.

Os irmãos mataram um bode. Mergulharam a túnica de José em seu sangue. Enviaram a túnica para Jacó com uma mensagem: “Veja o que encontramos. Não é a túnica de seu filho”?

Pode imaginar a cena? Não tiveram coragem de falar pessoalmente com seu pai. Mandaram uma mensagem! Com a túnica cheia de sangue!

Quando |Jacó viu a túnica, reconheceu que era de José. Ela era linda. Única. Acreditou que um animal selvagem havia devorado seu filho.

Rasgou suas vestes. Vestiu-se de saco.

Durante muito tempo lamentou profundamente a morte de José. Não havia quem o consolasse. Todos tentaram. Ele dizia que desceria à sepultura lamentando sua morte. E continuou a lamentar.

Enquanto isso, José foi vendido a Potifar, oficial e capitão da guarda de Faraó. Como escravo.

Precisamos ser atentos. Nossos sonhos não devem ser compartilhados com quem não sonha conosco. Muito menos com quem não consegue sequer nos dizer uma única palavra amigável. Ou com aqueles que não sonham.

Precisamos sonhar.

Que aprendamos com José a estarmos prontos. Assim quando nosso Pai ordenar que nos aprontemos, poderemos responder como ele: "Estamos pronto".

Se alguém lhe apresentar uma túnica de sangue e dizer que José morreu, não acredite. É o sangue de um bode. José está vivo.

É verdade, escravo no Egito, mas vivo. E muita coisa ainda vai acontecer.
http://www.espalhandoasemente.com/2015/11/amo-filmes.html

Hoje nossa leitura termina aqui.

Amanhã continuamos através dos capítulos trinta e oito a quarenta e um de Gênesis.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário