Leitura do dia 24/02.
Continuamos nossa caminhada por Deuteronômio.
Na postagem anterior vimos as bênçãos consequentes da obediência e as maldições consequentes da desobediência e abandono ao Senhor.
A escolha é posta diante de Israel. A benção e maldição. A vida ou a morte.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/deuteronomio-281-3020.html
Agora, continuamos através do capítulo trinta e um.
Moisés termina de dar as instruções a Israel. Está com cento e vinte anos. Não conduzirá mais Israel. Não atravessará o Jordão. Ele fala que o próprio Senhor atravessará. E Josué os conduzirá.
Ele lembra que o Senhor destruiu Seom e Ogue. Também destruirá as nações que estão na terra. Não devem temer, devem ser fortes e corajosos.
Moisés falou à vista de todos para Josué ser forte e corajoso. Ele dividirá a terra em herança e os conduzirá.
Moisés escreveu a lei em um livro. Entregou aos sacerdotes. A cada sete anos, no ano do cancelamento das dívidas, durante a Festa das Cabanas, o Livro da Lei seria lido, diante de todos, homens, mulheres, crianças e estrangeiros que vivessem com eles. Na cidade que o Senhor escolhesse. Para que aprendessem a obedecer fielmente todos os termos da lei. Eles e seus filhos.
O Senhor fala a Moisés que chegou a hora dele morrer. Que chame Josué à tenda do encontro para receber as ordens Suas ordens. Eles foram. O Senhor apresentou-se numa coluna de nuvem. Contou a Moisés que após sua morte Israel se prostituirá, adorando deuses estrangeiros. Abandonarão o Senhor, quebrando Sua aliança. Então, o Senhor os abandonará também. Eles serão devorados. Calamidades os alcançarão.
O Senhor ordenou que Moisés ensinasse a eles uma canção. Essa canção serviria de testemunha entre o Senhor e eles.
A mesma ordem que Moisés deu a Josué, o Senhor lhe deu. Que fosse forte e corajoso. Para conduzir Israel. O Senhor estará com ele.
Moisés, ao entregar a lei, informa ao povo que eles se afastarão do Senhor.
Nosso texto de hoje termina aqui.
Que o Senhor tenha boas notícias sobre nós.
Amanhã veremos a canção que o Senhor ordenou que Moisés ensinasse a Israel.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário