domingo, 10 de fevereiro de 2019

Josias rasga suas vestes

Continuamos nossa caminhada pelo livro de 2 Reis.

Ontem vimos que o Livro da Lei, que deveria estar à cabeceira do rei e na mão do sumo-sacerdote estava desaparecido e foi encontrado.

Hilquias o encontrou e entregou a Safã, escrivão e secretário do rei. Safã e o leu e depois levou até o rei.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/acharam-o-livro-da-lei-e-agora.html

Hoje caminharemos ainda através das páginas do capítulo vinte e dois. Do versículo onze ao versículo vinte.

Quando o rei ouviu a leitura do Livro da Lei, levantou-se indignado. Rasgou suas vestes, em sinal de humilhação.

Imediatamente ordenou ao sacerdote Hilquias, a Aicão, a Acbor e a Safã que fossem consultar ao Senhor por ele e por todo o povo, com relação às palavras do Livro. Com certeza era grande o furor do Senhor. Seus antepassados não obedeceram o que estava escrito.

Os quatro partiram. Foram até Hulda, a profetiza. Ela era esposa de Salum, responsável pelo guarda-roupa e vestes sagradas do templo. Morava na parte baixa de Jerusalém, um bairro novo que ali se formara.

Hulda lhes comunicou a Palavra do Senhor. O Senhor ordenou que dissessem ao rei que Ele traria castigo sobre Judá e seus moradores, de acordo com todas as palavras do Livro que ele havia lido. Tudo porque O desprezaram e queimaram incenso sagrado a outros deuses, provocando-O à ira por meio de todas as obras das suas mãos. O Seu furor havia se acendido contra Judá e não se extinguiria.

Também deveriam dizer ao rei que, porque seu coração se moveu e ele se humilhou na presença do Senhor, tão logo ouviu as palavras do Livro e, indignado rasgou suas vestes, e pranteou seu arrependimento diante dEle, também Ele o ouviu. Por esse motivo, o Senhor o recolheria e os seus olhos não contemplariam o severo castigo que enviaria sobre aquele povo e aquele lugar.

Assim que a mensagem foi entregue, aqueles quatro emissários voltaram, levando a resposta do Senhor ao rei.

Como Josias reagirá ao ouvir a Palavra do Senhor?

Continuamos amanhã. Espero você. Até lá.

4 comentários: