Leitura do dia 28/02.
Continuamos nossa caminhada pelo livro de Josué.
Ontem vimos a travessia do Jordão e os monumentos ali levantados. Um dentro do rio e outro no acampamento de Gilgal.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-41-24.html
Os homens de Israel foram todos circuncidados. Depois, celebraram a Páscoa.
Após a circuncisão e a celebração da Páscoa, o Comandante do Exército do Senhor apareceu a Josué, ordenando-lhe que tirasse suas sandálias. Estava em terra santa.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-51-15.html
Vimos também a queda de Jericó, quando o Senhor monta uma estratégia que não parece em nada com as nossas. Mas que deu certo! http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-61-27.html
Triste foi ver que, apesar de alertado imediatamente antes da batalha, Acã deixou ser dominado pelo pecado. Escolheu a morte.
Também vimos que Israel foi derrotado em Aí. Não consultaram ao Senhor antes da batalha para saber Sua estratégia. Apenas espiaram a terra e foram. Por causa do pecado de Acã, trinta e seis soldados morreram. Nossas escolhas não afetam apenas a nós. Afetam muitos ao nosso redor. Para a vida e para a morte. http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-71-26.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/a-decisao-e-minha.html
Hoje leremos do capítulo oito ao capítulo dez.
Na primeira postagem, o capítulo oito.
Depois da morte de Acã, o Senhor disse a Josué para não temer nem desanimar. Que reunisse todos os homens de guerra contra Aí. Não apenas três mil como haviam sugerido.
O Senhor deu a Josué Sua estratégia. Trinta mil dos melhores guerreiros foram à noite e acamparam próximo à cidade. Atrás dela. Escondidos.
Josué ficou no acampamento. Pela manhã cedo, atacaram a cidade. Quando o rei de Aí os viu, saiu contra eles, como da primeira vez. Fingiram que fugiam. Todos os homens de Aí e Betel foram em perseguição a Israel.
Quando estavam longe, o Senhor ordenou que Josué apontasse sua lança para a cidade. Os guerreiros que estavam escondidos entraram e a tomaram completamente. Depois a incendiaram.
A cidade transformou-se em uma grande ruína. Josué enforcou o rei. Lançaram seu corpo em frente à porta da cidade. Levantaram uma pilha de pedras.
Até o dia em que o livro de Josué foi escrito, a cidade continuava em ruínas e a pilha de pedras em cima do corpo do rei, continuava lá.
Precisamos aprender que, para cada batalha, há uma estratégia do Senhor. As fórmulas mudam. Tudo pode mudar.
Precisamos sim, espiar a terra, como Josué fez. E planejar. Mas precisamos perguntar a Ele se é assim mesmo. Ou não.
Se tivessem orado antes de ir a Aí, o Senhor teria dito que havia pecado em Israel e Ele não iria à guerra com eles.
Ir à guerra sem o Senhor é desastroso. Trinta e seis homens morreram. Quantos sonhos se perderam em Aí! Quantos sonhos se perdem por acreditarmos que nossa estratégia é excelente e vamos para a guerra com nossas próprias forças e ideias, deixando o Senhor para trás.
Que aprendamos a consultá-Lo. A ter um tempo de oração antes de nos aventurarmos em qualquer plano.
Ah, e se Acã tivesse esperado! Todo o despojo pôde ser tomado. Assim como os animais. Uma grande riqueza.
Que aprendamos a esperar a recompensa do Senhor e não cobiçarmos o que não nos pertence. O que pertence a Ele é separado, exclusivo. Não podemos tocar.
Depois da vitória sobre Aí, Josué construiu um altar ao Senhor, no monte Ebal. Seguiu todas as especificações do Senhor. Não usou nenhum instrumento de ferro. Usou as pedras em sua forma natural. Como deve ser nosso altar. Sem instrumentos, sem métodos. Pedras em sua forma natural. Simples. Apenas nós e o Senhor. http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-2022-26.html
Israel apresentou ao Senhor holocaustos e ofertas de paz. Depois, enquanto todo o povo olhava, Josué copiou nas pedras as leis que Moisés havia escrito.
Todos foram divididos em dois grupos. Israelitas, estrangeiros, mulheres e crianças. Metade estava em frente ao monte Gerizim e outra metade em frente ao monte Ebal. Um grupo em frente ao outro. No meio, os sacerdotes levitas que levavam a Arca do Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/deuteronomio-111-1429.html
Tudo foi feito conforme as orientações dadas por Moisés.
Josué leu todas as bênçãos e as maldições, diante de todos. Israelitas, estrangeiros, mulheres e crianças.
O capítulo oito termina aqui.
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário