Leitura do dia 12/02.
Continuamos nossa caminhada pelo maravilhoso livro de Números.
Nas postagens anteriores vimos que Balaque, rei de Moabe, mandou buscar o profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Israel. Não foi possível. Tentou por três vezes. Por três vezes abençoou.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-221-41.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-231-2425.html
Agora, continuamos através dos capítulos vinte e cinco a vinte e sete.
Infelizmente, muitas vezes, nós mesmos nos amaldiçoamos através de nossas atitudes. Foi o que aconteceu com o povo de Israel.
Enquanto estavam acampados em Sitim, começaram a se prostituir com as mulheres moabitas da região. Elas os convidaram a participar dos sacrifícios a seus deuses. E eles, acredite, aceitaram. Prestaram culto a Baal em Peor.
E a ira do Senhor se acendeu.
O Senhor ordenou que todos os chefes do povo fossem presos e executados diante do Senhor, em plena luz do dia, à vista de todos. Deviam servir de exemplo.
Moisés ordenou que os juízes de Israel executassem aqueles que estavam sob sua autoridade e participaram do culto a Baal em Peor.
O povo todo estava chorando à entrada da tenda do encontro, quando um israelita levou uma mulher, midianita, para dentro de sua tenda, diante dos olhos apavorados de toda a comunidade.
Pessoas morrendo por causa de seus pecados e esse homem conseguia continuar alheio. Fazendo o que o Senhor havia reprovado com tanta firmeza.
Fineias, filho de Eleazar e neto de Arão, levantou-se do meio do povo. Pegou uma lança. Entrou na tenda atrás do homem e atravessou o homem e a mulher na altura do estômago com um só golpe. Um sacerdote guerreiro.
Quando Fineias agiu assim, a praga cessou. Mas já haviam morrido vinte e quatro mil pessoas.
O Senhor se agradou da atitude de Fineias. Disse a Moisés que Fineias havia afastado Sua ira do povo quando demonstrou tão grande zelo por Ele. Fineias evitou que o Senhor destruísse os israelitas.
O Senhor ordenou que Moisés lhe dissesse que, por isso, fazia com ele uma aliança especial de paz. Uau! Um sacerdote precisou agir como um guerreiro e matar, e o Senhor faz com ele uma aliança especial de paz. Que lindo.
Ele e seus descendentes teriam direito permanente ao serviço sacerdotal pois em seu zelo pelo Senhor, fez expiação pelo povo.
O Senhor ordenou que Moisés destruísse os midianitas por terem atacado o povo com engano no incidente em Peor, e também por causa de Cosbi, filha do chefe midianita, que foi morta durante a praga.
Parece que os midianitas se uniram aos moabitas especificamente para desviarem os israelitas do Senhor.
Muito triste ver o povo se afastando dessa maneira. Muito triste ver o povo morrendo de praga. Tudo por causa de escolhas equivocadas.
Que tenhamos mais homens como Fineias, cheios de zelo pelo Senhor e Sua palavra.
Continuamos na próxima postagem. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário