quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Números 4.1-49

Leitura do dia 06/02.

Na postagem anterior vimos o senso dos soldados de Israel, dos levitas e dos primogênitos.

Vimos também a maravilhosa organização do acampamento de Israel. Como acampavam e como partiam. Todos debaixo de suas respectivas bandeiras. Os levitas carregando o tabernáculo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/na-postagem-anterior-vimos-sobre-o-ano.html

Hoje, caminharemos através dos capítulos quatro a sete de Números.

Nesta primeira postagem, apenas o capítulo quatro.

O Senhor ordena que Moisés e Arão façam o senso dos filhos de Levi. Separadamente.

O clâ dos coatitas, possuía dois mil, setecentos e cinquenta homens, entre trinta e cinquenta anos, qualificados para servir na tenda do encontro. O clã dos gersonitas, dois mil, seiscentos e trinta. O dos meraritas, três mil e duzentos.

Eles fizeram o senso, colocando o nome de cada homem e o serviço ou a tarefa que realizariam. Nome por nome. Para que cada um soubesse exatamente o que fazer e como fazer. Não podia haver erro.

Os deveres dos coatitas estavam relacionados aos objetos mais sagrados. Seus deveres eram perigosos. Se tocassem nos objetos, morriam. Então, para que não morressem, Arão e seus filhos entravam primeiro na tenda do encontro, removiam a cortina, cobriam a arca, separavam os objetos, a mesa e o candelabro. Cobriam tudo. Depois colocavam os varais e os suportes para que os coatitas transportassem. Sem tocar nenhum dos objetos.

Arão e seus filhos sempre entrariam primeiro e mostrariam a cada um dos coatitas o que deviam fazer ou carregar. Eles jamais poderiam ver os objetos que carregavam. Se vissem, morriam.

Eleazar, o filho de Arão, era o responsável por todo o tabernáculo e tudo que nele havia, inclusive o santuário e seus objetos.

Os gersonitas eram responsáveis pelo serviço geral e pelo transporte de cargas. Levavam as cortinas.
Arão e seus filhos eram responsáveis para orientá-los em suas funções, fosse o transporte de objetos ou a execução de outras tarefas. Prestariam contas a Itamar, filho de Arão.

Os meraritas tinham apenas uma função na tenda do encontro. Transportar cargas. Cada um deles era encarregado nominalmente pela carga que transportaria. Também prestariam contas a Itamar.

O acampamento de Israel só estaria pronto para se deslocar, quando Arão e seus filhos tivessem terminado de cobrir o santuário e todos os objetos sagrados.

Arão e seus filhos precisavam estar prontos antes de todos. Ninguém levantaria acampamento antes deles. Quando acabassem de cobrir o santuário e os objetos sagrados, as tribos se enfileiravam, de acordo com suas bandeiras, para levantar o acampamento.

Continuamos na próxima postagem. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário