Leitura do dia 15/03.
Continuamos nossa maravilhosa caminhada pelas páginas do livro de 1 Samuel.
Ontem vimos o povo reunido em Mispá, lançando seus deuses fora e voltando para o Senhor. Enquanto estavam em Sua presença, o Senhor guerreou com eles contra os filisteus.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-71-17.html
Também vimos Israel pedindo um rei ao Senhor. Não queriam ser diferentes das outras nações.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-81-22.html
Samuel e Saul se encontraram. O Senhor escolheu Saul para reinar sobre Israel. Um homem lindo, alto, obediente e que honrava seu pai.Muito bom. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-91-27.html
Hoje continuamos nossa caminhada através dos capítulos de dez a doze.
Nessa primeira postagem, o capitulo dez de 1 Samuel.
Samuel ordenou que Saul ficasse. Tinha uma mensagem do Senhor para ele. Samuel o ungiu. Derramou uma vasilha de óleo em sua cabeça. Depois, o beijou.
Explicou que estava fazendo aquilo porque o Senhor nomeara Saul como líder sobre Israel, sua propriedade especial.
Samuel lhe contou o que aconteceria no caminho de Saul até chegar em casa. Serviria de sinal para ter certeza de que o Senhor o escolhera como líder de Israel.
Primeiro, encontrariam dois homens próximos ao túmulo de Raquel. Eles contariam que as jumentas foram encontradas e seu pai já estava preocupado com ele. Já traçando planos para procurá-lo.
Depois, no carvalho de Tabor (os carvalhos são grandes e serviam para sinalização de locais específicos), encontrariam três homens que estavam indo a Betel. Um estava com três cabritos. Um com três pães. O outro com uma vasilha de vinho. Iam adorar. Eles os cumprimentariam e ofereceriam a ele dois pães. Saul devia aceitar.
Continuando seu caminho, em Gibeá-Eloim, bem onde ficava o destacamento dos filisteus, encontrariam um grupo de profetas. Estavam voltando da adoração. Tocando harpa, tamborim, flauta e lira. Profetizando. O Senhor viria poderosamente sobre ele e profetizaria com eles.
Quando esses sinais acontecessem Saul deveria fazer o que “tivesse que fazer”. O Senhor estaria com ele.
Em seguida, Saul iria a Gilgal. Lá esperaria durante sete dias. Quando se encontrassem, Samuel lhe diria o que fazer.
Assim que Saul partiu, o Senhor lhe deu um novo coração. Tudo que Samuel falou, aconteceu.
Quando Saul terminou de profetizar, foi ao lugar de adoração.
Seu tio perguntou-lhe onde estavam. Saul contou-lhe que foram procurar as jumentas perdidas. Não encontrando, foram a Samuel, que lhes disse que haviam sido encontradas.
Saul não contou a seu tio sobre a unção que havia recebido para reinar. Não era tempo.
Consegue imaginar esse rei? Com todas as qualidades que falamos. E além daquelas, ainda é prudente. Sabe ficar calado. Sem contar que o Senhor lhe deu um novo coração.
Passado algum tempo, Samuel convocou todos para irem a Mispá. Falou ao povo que, embora o Senhor os libertara do Egito e os conduzira, eles O rejeitaram, pedindo um rei. Teriam um rei.
Que todos se apresentassem ao Senhor, de acordo com suas tribos e clãs. Um sorteio seria realizado, para que o rei fosse escolhido diante do Senhor e do povo.
A tribo de Benjamim foi sorteada. Em seguida, a família de Matri. Por fim, Saul, filho de Quis.
Não o encontraram junto ao povo. Perguntaram ao Senhor se ele estava presente. O Senhor respondeu que sim. Que estava escondido entre a bagagem.
Hum... Um homem com as qualidades dele escondido. Não combina! Fico com “a pulga atrás da orelha”.
Encontraram-no e o trouxeram. Seu porte maravilhava a todos. Impossível não notar. O homem era mais alto que todos. Os outros chegavam apenas aos seus ombros.
Samuel disse ao povo que ele era o homem que o Senhor escolhera para ser seu rei. “Não há ninguém semelhante a ele”. Uau! Quem não queria um rei assim?
Todo o povo gritou: “Viva o Rei!”.
Samuel explicou novamente os direitos e deveres do rei. Escreveu num rolo e colocou diante do Senhor. Todos voltaram para casa.
Saul foi acompanhado por um grupo de homens. Homens que o Senhor tocara seus corações para seguí-lo.
Mas havia alguns desocupados que zombaram dele, dizendo que nunca os salvaria. Desprezaram-no e não lhe deram presentes.
Sabe o que Saul fez? Nada. Não lhes deu atenção.
Novamente Saul sobe no meu conceito. O Senhor o fizera rei. Não ia dar atenção àqueles que o desprezavam.
Continuamos na próxima postagem. Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário