sábado, 16 de março de 2019

1 Samuel 14.1-23

Leitura do dia 16/03.

Na postagem anterior vimos que Saul não soube esperar por Samuel. Bastava ter esperado mais uns minutos. Mas, se precipitou.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-131-23.html

Agora, continuamos através do capítulo quatorze. Do versículo um ao versículo vinte e três.

Os soldados continuam acampados. Um dia Jônatas, filho de Saul, chamou seu escudeiro para que fossem ao destacamento dos filisteus. Ele já havia derrotado o destacamento que estava em Geba. Agora queria ver o destacamento em Micmás.

Saul estava acampado nos arredores de Gibeá. Ninguém percebeu que Jônatas saíra.

Para chegar ao destacamento dos filisteus, Jônatas precisava passar por entre dois penhascos. Seu escudeiro o acompanhava. Ele disse ao escudeiro que atravessariam. Iriam até o destacamento. Tinha esperança de que o Senhor os ajudaria. Sabia que nada podia detê-Lo. Que o Senhor podia vencer com muitos ou poucos guerreiros.

Que atitude diferente de seu pai! Enquanto seu pai age contra os mandamentos do Senhor porque o exército estava diminuindo, Jônatas sabe que o Senhor pode vencer com poucos. Com dois.

Como já lhe contei, 1 Samuel é meu livro preferido, de todos na face da terra. Nele moram meus personagens preferidos. Um deles é Jônatas.

Quando derrota o destacamento dos filisteus, já fico impressionada. Está à frente de mil soldados. Mas agora, apenas ele e seu escudeiro. Que homem é esse?

E seu escudeiro? Um homem com quem Jônatas pode contar. Fala a seu escudeiro que vão ao acampamento dos filisteus e ele responde que Jônatas deve fazer o que achar melhor. Ele o seguirá, onde quer que Jônatas for.

Jônatas lhe diz que vão atravessar os dois penhascos. E deixar que os filisteus os vejam. Se disserem que fiquem onde estão, ficarão. Se disserem que subam e lutem, subirão. Será o sinal que o Senhor os entregaria em suas mãos.

Quando os filisteus os vêem, gritam, debocham deles, dizendo que haviam saído de seus esconderijos. Que subissem até eles. Iam lhes dar uma lição.

Jônatas chama seu escudeiro para subir atrás dele. Estava absolutamente certo de que o Senhor os entregara em suas mãos.

Se Saul chamou minha atenção, Jônatas muito mais. Que coragem! São apenas dois contra um destacamento inteiro! Apenas uma espada. Ainda assim, Jônatas crê no Senhor. Sabe que nada pode detê-Lo.

Eles sobem. Jônatas à frente. Derrubando os filisteus. Seu escudeiro, atrás, matando-os. Mataram por volta de vinte homens no espaço de terra equivalente ao espaço arado por uma junta de bois em um dia.

De repente, absolutamente do nada, o pânico toma conta do exército filisteu. Em todos os lugares. No campo, nos acampamentos e nos destacamentos. Um terremoto!

Ah, que Deus lindo! Quando nos colocamos diante do Senhor, com disposição, Ele age em nosso favor. Dois homens, um destacamento, uma espada. E o Senhor!

Saul tinha posto sentinelas em Gibeá. Eles viram os filisteus correndo para todos os lados, em total confusão. Avisaram-no.

Saul ordena que fosse feita uma chamada. Estava faltando alguém? Viram que Jônatas e seu escudeiro não estavam entre eles.

Saul pediu que Aías, o sacerdote que usava o colete sacerdotal, viesse. Enquanto isso, o tumulto e a gritaria entre os filisteus só aumentava. Saul percebeu que era hora de agir. Não dava tempo de mais nada.

Correm à batalha. Encontram os filisteus se matando. Uma confusão por toda parte.

Os hebreus que haviam desertado para o lado dos filisteus, voltam-se contra eles. Até os homens que estavam escondidos saem de seus esconderijos e perseguem os filisteus.

Assim, o Senhor livrou Israel naquele dia. Por causa de dois homens. Que creram que o Senhor pode vencer com muitos ou com poucos. Um homem que tomou uma atitude. E agiu. Outro homem que seguiu seu líder, com toda a lealdade, de todo coração. E agiu.

Que lição a aprender!

Antes de continuarmos na próxima postagem, leia o texto "Jônatas, o admirável". Você irá concordar comigo. http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/jonatas-o-admiravel.html

Depois, espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário