sábado, 16 de março de 2019

1 Samuel 14.24-52

Leitura do dia 16/03.

Na postagem anterior vimos Jônatas, “o admirável”, iniciando uma batalha contra os filisteus. O Senhor o ajudou. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-141-23.html

Agora, o exército se reúne para ir atrás do inimigo. Mas, naquele dia, estavam completamente exaustos.

Saul, que cada dia toma atitudes mais insensatas, havia imposto um juramento também insensato.

Disse que seria maldito qualquer que comesse antes do anoitecer, antes que se vingasse de seus inimigos.

Seus guerreiros encontraram favos de mel no bosque, mas não haviam comido nada. O dia todo.

Em tempo de guerra, precisamos estar bem alimentado para conseguir perseguir os inimigos. Jejuemos antes. Não quando estivermos no meio da batalha.

Jônatas havia saído com seu escudeiro. Não ouviu quando seu pai fez o juramento. Ele também encontrou mel no bosque. Colocou a ponta de uma vara em um favo e comeu.

Também devia estar muito cansado. Havia subido entre os penhascos. Derrubado cerca de vinte homens. Mas, ao comer o mel, recuperou suas forças.

Quando um dos soldados viu, contou-lhe o que seu pai fizera. Jônatas disse que seu pai trouxera desgraça ao povo. Se os homens pudessem comer, a vitória sobre os filisteus teria sido muito maior. Teriam mais forças.

O exército israelita perseguiu e matou filisteus o dia todo. De Micmás a Aijalom. Ficaram cada vez mais fracos. Exaustos.

Assim que anoiteceu, tomaram apressadamente os despojos. Mataram ovelhas, bois e bezerros. Estavam tão esfomeados que comeram a carne com o sangue, o que o Senhor havia proibido terminantemente. http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/levitico-151-1716.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/deuteronomio-111-1429.html

Alguém contou a Saul. Ele disse que haviam cometido um grande pecado. Que procurassem uma pedra grande. Matassem ali os animais. E deixassem o sangue escorrer. Não deviam pecar contra o Senhor.

Um juramento insensato de um homem, provocou o pecado de um exército inteiro.

Começamos a perceber a diferença entre Saul e Jônatas. O que aconteceu com Saul? Como se perdeu dessa maneira no meio do caminho?

Ainda assim, naquela noite, construiu um altar para o Senhor. Foi o primeiro altar que construiu.

Depois, Saul quis continuar a perseguição. Queria perseguir os filisteus durante toda a noite. Saqueando-os até o amanhecer. Até destruir o último homem.

Seus homens, com as forças recuperadas, falaram que obedeceriam ao que ordenasse.

Mas, o sacerdote lembrou-lhe que primeiro consultassem ao Senhor. Então Saul O consultou. Apenas após o sacerdote lembrá-lo.

Consultaram. O Senhor não respondeu. Saul percebeu que algo estava errado. Alguém havia pecado.

Mais uma vez se precipita. Diz que o culpado morrerá, ainda que seja seu filho Jônatas.

Todos ficaram calados.

Saul disse que ele e Jônatas ficariam de um lado e os demais de outro. Ele orou. Que o Senhor mostrasse entre o culpado e o inocente. A sorte caiu em Jônatas.

Saul ordenou que lhe contasse o que fizera. Jônatas conta que provou um pouco de mel com a ponta de sua vara. Mas, estava pronto para morrer.

Sua coragem continua tocando meu coração. Está pronto para morrer! Ainda que tenha acabado de presenciar um grande livramento do Senhor.

Saul afirma que Jônatas morrerá. Seu exército intercede. Não vão deixá-lo morrer. O Senhor o ajudara a realizar um grande feito naquele dia. Ninguém ia tocar em um só fio de seu cabelo!

Assim salvaram Jônatas.

E Saul deixou de perseguir os filisteus.

Depois que se firmou como rei de Israel, lutou contra os inimigos ao redor. Para todos os lados que lutava, era vitorioso. Realizou grandes coisas. Livrou Israel de todos aqueles que antes o saqueavam.

Durante toda a vida de Saul, os israelitas lutaram contra os filisteus. Por estar em constante guerra, sempre que Saul via um jovem forte e valente, convocava-o para seu exército.

Que aprendamos a não ser insensatos, nem a falar precipitadamente.

Continuamos na próxima postagem, mas antes, leia o texto "Jônatas, o admirável".
http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/jonatas-o-admiravel.html

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário