Leitura do dia 18/03.
Continuamos nossa caminhada pelo livro de 1 Samuel. Cada vez que o leio, aprendo mais. E mais amo esse livro que tem tanto a nos ensinar.
Ontem vimos Samuel ungir Davi. Era um pastor de ovelhas. Do pasto foi para a corte. Não a sua. A de Saul. E foi serví-lo. Tocava para ele. Saul cada vez mais afastado do Senhor, precisava que alguém tocasse para se acalmar.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-161-23.html
Vimos também Golias desafiar o exército de Israel. Sem ninguém com coragem para assumir o desafio. Até que Davi chega. Assume e vence. Porque o Senhor era com ele. Tornou-se um soldado. Encontrou um verdadeiro amigo. E também um inimigo. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-171-57.html; http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-181-30.html
Saul, com inveja e medo de Davi, começa a perseguí-lo. Quer acabar com ele. Davi foge, ajudado por Mical, sua esposa, filha de Saul. Vai morar com Samuel, mas Saul vai atrás dele.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-191-24.html
Agora, continuamos através do capítulo vinte. Até o capítulo vinte e dois.
Davi foge de Saul. Encontra-se com Jônatas. Não consegue entender. Seu coração está cheio de perguntas. O que fez? Qual é seu crime? Que pecado cometeu para que Saul esteja tão decidido a matá-lo? Tudo isso, pergunta a Jônatas.
Jônatas responde que não será morto. Seu pai não faz nada sem contar-lhe antes. Existe uma amizade entre pai e filho aqui.
Davi, no entanto, fala a Jônatas que é certo que seu pai o matará. Não contou a ele porque sabe da amizade entre os dois e não quer ver o filho magoado.
A angústia de Davi é enorme. Ele compartilha com seu amigo que a separação entre ele e a morte é apenas um passo. Um passo!
A resposta de Jônatas é simplesmente maravilhosa! Responde com uma pergunta a Davi. “O que posso fazer para ajudá-lo?”
No dia seguinte era a festa da lua nova. Davi sempre estava presente à mesa do rei.
Ele combina com Jônatas que não irá. Ficará escondido. Se o rei não notar sua ausência, saberá que está tudo bem. Mas se o rei se irritar profundamente, saberá que o mal já foi decretado a seu respeito.
Jônatas afirma que no dia seguinte ou, no máximo, no próximo, encontrar-se-ão no mesmo lugar que estavam. Sairá com seu ajudante. Atirará algumas flechas. Se falar ao ajudante que as flechas estão mais à frente, Davi saberá que Saul decidiu realmente matá-lo.
Jônatas vai ao jantar. Davi fica escondido.
Na primeira noite, Saul vê o lugar de Davi vazio. Não dá muita importância. Provavelmente Davi fez alguma coisa que o deixou cerimonialmente impuro, ele pensa. Mas na segunda noite, pergunta a Jônatas.
Quando Jônatas responde, Saul fica completamente transtornado. Ofende Jônatas. Ofende a mãe dele. Diz a Jônatas que nunca será rei enquanto Davi estiver vivo. Ordena que vá atrás de Davi e o traga para ser morto. Vai matá-lo.
Jônatas não quer ser o rei. Não se importa com isso. Sabe da unção sobre Davi. Mais uma vez o defende diante de seu pai.
Saul fica tão furioso que pega sua lança e joga sobre Jônatas, com a clara intenção de matá-lo.
Mal posso acreditar que esse é o mesmo homem gentil e obediente, do início desse livro. Como o afastar-se do Senhor nos desumaniza! Não basta mais matar Davi, agora tem o desejo de matar seu próprio filho. Onde o ódio e a inveja podem chegar?
Jônatas levanta-se imediatamente da mesa. Está furioso. Não come. Está completamente frustrado pela forma como seu pai desonrou Davi publicamente. Seu pai também o desonrou publicamente, mas sua preocupação é com seu amigo, não com ele.
Jônatas é maravilhoso. Preciso repetir.
Na manhã seguinte ele e Davi encontram-se. Jônatas faz conforme o combinado. Depois manda seu ajudante embora. Davi sai de seu esconderijo. O rei ungido curva-se diante de Jônatas, o herdeiro natural do trono, três vezes. Com o rosto em terra.
Quando se despedem, choram muito. Uma amizade tão linda que agora precisa de distância, para segurança de ambos. Jônatas fala para Davi ir em paz. E que o Senhor os ajude a preservar para sempre o laço de amizade que existe entre eles, para que possa continuar entre seus descendentes.
Jônatas volta para sua casa. Davi não pode. Precisa fugir. Sua vida realmente está a um passo da morte.
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário