terça-feira, 12 de março de 2019

1 Samuel 3.1-4.1a

Leitura do dia 12/03.

Na postagem anterior vimos como Hofni e Fineias desprezavam o serviço do Senhor, embora fossem levitas. Em contrapartida, Samuel, um efraimita, O servia de coração, crescendo diante dEle.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-212-36.html

Continuamos agora, através do capítulo três até o comecinho do capítulo quatro.

Samuel servia ao Senhor, ajudando Eli.

Ah, quantas vezes queremos servir ao Senhor de várias maneiras, menos ajudando alguém. E menos ainda, um idoso que não consegue mais repreender seus filhos!

Mas era assim que Samuel servia ao Senhor.

Naquela época as mensagens do Senhor eram muito raras. Visões não eram comuns.

Uma noite, quando Eli, que já estava quase cego, havia ido deitar, a lâmpada do Senhor ainda estava acesa e Samuel dormia na casa do Senhor, onde estava a arca, o Senhor o chamou pelo nome.

Samuel correu. Foi até Eli. Perguntou-lhe o que queria. Eli disse que não o havia chamado. Que voltasse a deitar.

Aconteceu assim mais duas vezes. Então, Eli entendeu que o Senhor estava chamando Samuel. Eli disse a Samuel que a próxima vez que ouvisse seu nome, respondesse: “Fala, pois teu servo está ouvindo”.

O Senhor ainda não falara com Samuel. Ele não conhecia Sua voz.

Samuel voltou a deixar. O Senhor chamou novamente. Samuel respondeu como Eli instruíra. E o Senhor falou com ele.

Disse-lhe que estava prestes a fazer tudo que prometera de ruim a respeito de Eli e sua família. Que o advertira, mas ele não repreendera seus filhos corretamente. O pecado deles era grave demais. Não seria perdoado através de sacrifícios e ofertas.

Pela manhã, Samuel abriu as portas da casa do Senhor. Temia contar a Eli o que o Senhor lhe falara, mas Eli o chamou. Ordenou que lhe contasse tudo. E que o Senhor o castigasse se omitisse alguma informação.

Samuel contou. Eli apenas respondeu que o Senhor fizesse Sua vontade. Nem mesmo diante dessa palavra tão dura, Eli tomou uma posição com relação a seus filhos. A vontade do Senhor é sempre que nos arrependamos.

"Vocês acham que Eu gosto de ver os perversos morrerem?, diz o Senhor Soberano. Claro que não! Meu desejo é que eles se afastem de seus maus caminhos e vivam". - Ezequiel 18.23

Quanto a Samuel, o Senhor era com ele. Todas as suas palavras se cumpriam. E todo Israel o reconhecia como profeta diante do Senhor. Embora Suas mensagens fossem raras naquele tempo, o Senhor continuava a aparecer e a falar com ele.

Diferente de Eli, Samuel não desprezava Suas mensagens. Suas palavras chegavam a todo Israel.

Que tenhamos temor pelo Senhor, levando a sério Seus mandamentos, leis, decretos e advertências. Levando a sério nosso chamado. Suas palavras.

Que nossas palavras cheguem onde o Senhor desejar. Como Ele desejar.

Ficamos por aqui.

Amanhã continuamos através dos capítulos quatro a seis de 1 Samuel.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário