Leitura do dia 12/03.
Na postagem anterior, vimos o amor de Elcana por sua esposa, Ana. Também vimos o pedido de Ana para ter um filho e sua promessa de dedicá-lo ao Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-11-211.html
Agora, continuamos através do capítulo dois. Do versículo doze ao trinta e seis.
Hofni e Fineias, sacerdotes, filhos de Eli eram perversos. Não respeitavam ao Senhor. Muito menos seus deveres de sacerdotes.
Ordenavam que um servo fosse até às ofertas, ainda quando estavam cozinhando. Este exigia que tudo que viesse com o garfo fosse entregue. Em algumas ocasiões, o servo chegava antes até que a gordura fosse queimada no altar, para tomar a carne crua e o sacerdote assá-la. Ficavam sempre com as melhores partes da carne. Se alguém reclamasse, dizia que tomaria a carne à força.
O Senhor considerava o pecado deles muito sério. Estavam tratando com desprezo Suas ofertas. Não agiam como verdadeiros sacerdotes. Ainda que fossem filhos de Levi.
Samuel, embora não pertencesse ao clã de Levi e fosse apenas um menino, servia verdadeiramente ao Senhor. Havia temor em seu coração. E amor.
Todo ano sua mãe fazia uma túnica para ele. Levava quando ia com seu pai oferecer o sacrifício anual. Antes de voltarem para sua casa, Eli sempre os abençoava para que o Senhor lhes concedesse filhos em lugar de Samuel, que fora dedicado ao Senhor.
O Senhor abençoou Ana. Ela engravidou novamente. Não apenas uma vez! Teve mais três filhos e duas filhas. Ninguém mais zombava dela. Enquanto isso, em Siló, Samuel crescia diante do Senhor.
Eli já era bem idoso. Sabia o que seus filhos faziam ao povo com relação às ofertas e também que seduziam as moças que serviam junto à entrada da tenda do encontro. Ele os repreendia, mas não tomava uma atitude. Eles não o ouviam. E continuavam pecando.
Enquanto Hofni e Fineias pecavam, Samuel ia crescendo. Era cada vez mais querido pelo Senhor e por todo o povo. Claro que viam a diferença entre ele e os filhos de Eli.
Um dia um homem de Deus entregou a Eli uma palavra do Senhor. O Senhor disse que se revelara a seus antepassados, quando ainda estavam no Egito. Escolhera a tribo de Levi para exercer o sacerdócio diante do Senhor. Perguntou porque Eli desprezava Seus sacrifícios e ofertas. Por que Eli honrava mais seus filhos que ao Senhor?
Disse também que os levitas não seriam mais Seus sacerdotes. Não honraria aqueles que o desonravam. A partir de agora, o Senhor honraria quem O honrasse e desprezaria quem O desprezasse.
A situação só piora. O Senhor falou que acabaria com a força da família de Eli. Nenhum de seus descendentes chegaria à velhice. Seus filhos morreriam à espada. E para provar que Suas palavras se cumpririam, seus filhos morreriam no mesmo dia.
O Senhor levantaria um sacerdote fiel. Que O serviria de verdade. E cumpriria Seu desejo.
Quem restasse de sua família, clamaria diante desse, mendigando e pedindo algum trabalho, para ter o que comer.
É muito sério desprezar o chamado do Senhor. Os levitas eram separados para Ele. Propriedades dEle. O Senhor era seu tesouro. Mas não quiseram essa posição.
Hofni e Fineias preferiam ficar com o melhor da carne. Preferiam seduzir as moças que serviam diante da tenda do encontro.
A advertência foi dada. Nenhuma atitude foi tomada. Não houve arrependimento.
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário