domingo, 24 de março de 2019

2 Samuel 8.1-18

Leitura do dia 24/03.

Na postagem anterior, vimos o desejo de Davi em construir uma casa para o Senhor. Natã o encorajou a fazer o que estava em seu coração. Mas o Senhor disse “não”. Davi não construiria uma casa para Ele. Davi ouviu o não do Senhor e nem questionou. Junto ouviu Suas maravilhosas promessas, de que sua casa teria uma dinastia eterna. Ele louvou ao Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-71-29.html

Agora, continuamos através do capítulo oito de 2 Samuel.

Depois disto, Davi derrotou os filisteus. Ele os sujeitou. Conquistou até Gate, a maior cidade deles. Também conquistou Moabe. Mediu-os com uma corda, formando grupos. A cada grupo poupado, matava dois. Imagine que angústia! Eles passaram a lhe trazer tributos.

Davi derrotou Hadadezer. Tomou mil carros de guerra. Sete mil cavaleiros e vinte mil soldados da infantaria. Levou apenas cavalos suficientes para cem carros de guerra. O restante aleijou. É difícil imaginar essa cena, mas infelizmente era o costume da época.

Os sírios foram em ajuda de Hadadezer. Davi matou vinte e dois mil. Colocou destacamentos em Damasco, capital da Síria. Também passaram a lhe pagar tributos.

Ele levou para Jerusalém todos os escudos de ouro dos oficiais de Hadadezer e uma grande quantidade de bronze das cidades que pertenciam a esse rei. Imagine a grandeza e a glória de um exército cujos escudos de seus oficiais eram de ouro!

Toí, rei de Hamate, levou-lhe presentes. Objetos de ouro, prata e bronze. Era inimigo de Hadadezer e ficou satisfeito por Davi tê-lo derrotado.

Davi consagrou ao Senhor todos os presentes que recebera das nações que derrotara.

Seu nome ia se engrandecendo. Ficou ainda mais famoso quando derrotou os edomitas, no vale do Sal. Matou dezoito mil. Também colocou destacamentos no território de Edom, sujeitando-os.

O Senhor concedia vitória a Davi, por onde quer que fosse. O exército e ele lutavam, mas a vitória vinha do Senhor. Como deve ser. http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/a-vitoria-e-dada-pelo-senhor.html

Ele reinou sobre Israel com justiça. Fazendo o que era correto para seu povo.

Como precisamos de governantes assim! “Seu povo” significa que Davi amava Israel. Como precisamos de governantes que amem o Brasil!

Joabe, primo de Davi, filho de Zeruia, era o comandante do exército. Josafá, filho de Ailude, o historiador. Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar eram os sacerdotes. Seraías era o secretário da corte. Benaia, filho de Joiada, era comandante da guarda pessoal do rei. Os filhos de Davi eram líderes.

Ainda leremos muito sobre Benaia, de todos os valentes de Davi, o meu preferido. Logo você saberá o motivo.

Continuamos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário