terça-feira, 5 de março de 2019

Juízes 1.1-34

Leitura do dia 05/03.

Continuamos nossa caminhada através das páginas do Livro dos livros.

Ontem vimos as cidades que foram destinadas à moradia dos levitas.

As tribos do leste voltaram para casa, mas antes de atravessarem o Jordão, fizeram um altar para ser testemunha de que continuavam sendo israelitas, com direito de adorar ao Senhor.

Também vimos as palavras finais de Josué a Israel, seu posicionamento em seguir apenas ao Senhor e a renovação da aliança do povo, com o Senhor. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/josue-211-2234.htmlhttp://www.espalhandoasemente.com/2019/03/josue-231-2433.html

Hoje iniciaremos uma nova jornada. O livro de Juízes. Do capítulo um ao capítulo três.

Na primeira postagem, o capítulo um.

Confesso que tenho um grande problema ao ler este livro. Toda vez que fala “e os filhos de Israel fizeram (ou voltaram a fazer) o que era mal aos olhos do Senhor”, meu estômago embrulha.

Gostaria que fosse assim apenas naquela época. O que já seria terrível. Mas se olharmos toda a história, veremos que, quase sempre, continua do mesmo jeito. E o Senhor continua tentando nos aproximar dEle. Por causa, exclusivamente, de Sua misericórdia para conosco.

O livro não começa em ordem cronológica. Mesmo assim, nos dá um resumo dos acontecimentos, antes de iniciar propriamente a história dos Juízes.

Os Juízes eram homens que o Senhor levantava cada vez que o povo lembrava de clamar por socorro a Ele, o único que realmente pode socorrer. Houve uma mulher entre eles. Apenas uma. Para a época, é simplesmente espetacular!

Depois da morte de Josué, os israelitas perguntam ao Senhor qual tribo deve ser a primeira a atacar os cananeus. O Senhor responde que é Judá.

Em minha opinião, uma pergunta desnecessária. Lembra o acampamento no deserto? A primeira tribo a sair sempre era a tribo de Judá. Desculpe, não estou implicando com o livro. Amo. Só sofro toda vez que leio que Israel fez o que parecia mal aos olhos do Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/na-postagem-anterior-vimos-sobre-o-ano.html

A tribo de Judá chama a tribo de Simeão, que vai com eles. Atacam e vencem.

Arrancam os pés e as mãos do rei de Bezeque. Ele reconhece que o Senhor estava retribuindo o que fizera com setenta reis que comiam migalhas em sua mesa. Mas, ao contrário daqueles reis, foi levado a Jerusalém e morreu ali. Adoni-Bezeque não comeu migalhas na mesa de ninguém.

O autor conta novamente sobre a herança de Calebe e a história de Otniel e Acsa. A mesma história que lemos no capítulo quinze de Josué. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/josue-141-1718.html

O Senhor era com Judá, que tomou posse da região montanhosa, mas não conseguiu expulsar os habitantes da planície. Eles tinham carros de guerra com rodas de ferro.

Benjamim também não conseguiu expulsar os jebuseus de Jerusalém. Habitaram entre eles.

O Senhor abençoou os filhos de José, que atacaram a cidade de Luz, após pedir a um morador que lhes mostrasse como entrar nela. Mataram todos na cidade. Menos esse homem e sua família. Trocaram o nome da cidade para Betel.

O homem que lhes ajudou foi morar entre os hititas e fundou uma cidade chamada Luz. Provavelmente, amava sua cidade.

Manassés não expulsou os cananeus de muitas cidades. Estavam decididos a permanecerem na região. Provavelmente mais decididos que Manassés em expulsá-los. Tornaram-se trabalhadores braçais.

Efraim também não expulsou os habitantes de Gezer. Habitaram entre eles. O mesmo aconteceu com Zebulom, Aser e Naftali.

A tribo de Dã foi obrigada a recuar. Os amorreus não deixaram que fossem à planície. Ao que me parece, também estavam mais decididos que os danitas.

Que sejamos mais decididos que nossos inimigos. Não há como dividirmos o mesmo espaço. E, quando falo em inimigos, estou falando de nossos inimigos de verdade.

"Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais". - Efésios 6.12

O capítulo um termina aqui. Continuamos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário