Leitura do dia 04/03.
Hoje terminamos nossa caminhada através das páginas de Josué. Foi tão rápido que já estou com saudades.
Ontem vimos a distribuição do restante da terra às tribos que ainda não haviam recebido herança em Canaã.
Josué também recebe sua herança. Não foi por sorteio. Apenas dois homens puderam escolher sua herança. Josué e Calebe. Todos os demais israelitas receberam sua herança através de sorteio.
As cidades de refúgio também foram separadas. Três do lado oeste do Jordão e três ao lado leste.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/josue-181-209.html
Agora, leremos do capítulo vinte e um ao capítulo vinte e quatro.
Na primeira postagem, os capítulos vinte e um e vinte e dois.
Os levitas procuraram Eleazar, Josué e os demais líderes de Israel. O Senhor ordenara que todas as tribos cedessem a eles cidades e arredores para morarem e criarem seu gado.
As cidades dos levitas também foram sorteadas. Receberam cidades em todas as tribos de Israel. Assim, estavam próximo a todos os israelitas e podiam abençoá-los.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-341-3613.html
As cidades de refúgio foram todas sorteadas entre eles. O homicida involuntário, israelita ou não, viveria sob a proteção de homens cuja herança era servir ao Senhor. Uau!
http://www.espalhandoasemente.com/2016/07/jesus-nossa-cidade-refugio.html
O Senhor deu a Israel toda a terra que havia prometido. E lhes deu descanso de todos os lados.
É hora de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés voltar para casa. Josué os chama. Reconhece que fizeram tudo que Moisés ordenara. Também obedeceram todas as suas ordens. Não abandonaram seus irmãos. Esforçaram-se para obedecer a tudo que o Senhor ordenara.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/josue-111-1333.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/como-seremos-conhecidos.html
Josué os abençoa para voltarem às suas casas, onde receberam sua herança, com toda a riqueza que conquistaram de seus inimigos. Que amem e apeguem-se ao Senhor, tomando muito cuidado em obedecê-Lo em tudo.
Eles partem para sua terra. Antes de atravessarem o Jordão, param em Gelilote. Ali, levantam um altar grande e imponente.
Quando Israel fica sabendo, reúne-se em Siló para ir à guerra contra eles. Os mesmos que haviam lutado ao seu lado.
Israel está desesperado. Lembra o pecado de Acã, que afetou a muitos. Lembra o pecado em Peor.
Resolvem mandar uma comitiva para saber o que realmente aconteceu. Sábia atitude.
Fineias, filho de Eleazar, é o líder da comitiva. Os demais membros são líderes em suas tribos. Dez líderes. Um de cada tribo do lado leste do Jordão.
Quando chegam a Gileade, questionam seus irmãos. Como puderam deixar o Senhor dessa maneira? Não lembram que até hoje estão sofrendo consequências do pecado feito em Peor?
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-251-18.html
Se a terra ali não é boa, voltem com eles. Recebam herança no meio deles.
Que atitude linda! Não estão com o dedo em riste. Estão com os braços abertos. Querem que continuem ao lado do Senhor, mesmo que tenham que dividir a terra com eles. Isso não é problema algum. Só não pequem.
Lembram que Acã não foi o único que morreu pelo seu pecado. Não querem que aconteça nada de ruim com Israel. http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-71-26.html
Os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés imediatamente respondem que o Senhor é o Todo-Poderoso. Não levantaram um altar para oferecer holocaustos. Sabem que o único lugar para tal, é onde está a Tenda do Encontro. Aquele altar é para testemunho.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/deuteronomio-111-1429.html
Embora haja um rio entre eles, continuam sendo Israel. Continuam sendo do Senhor. Não querem que, no futuro, os filhos dos que moram a leste digam aos filhos deles que não pertencem ao Senhor. Querem ter o direito de adorar ao Senhor. Desejam o Senhor.
Esse altar é para lembrar a todos de que são Israel e têm o direito de adorar ao Senhor, tanto quando os que estão a leste do Jordão.
Ao escutarem, a comitiva fica muito satisfeita. Reconhecem que estavam enganados quando imaginaram que seus irmãos haviam deixado o Senhor. E voltam a Siló para contar o que aconteceu.
Todos os israelitas louvaram ao Senhor e não falaram mais em lutar contra seus irmãos.
As tribos ao lado oeste do Jordão colocaram o nome do altar de Testemunha. Aquele altar era testemunha de que também pertenciam ao Senhor, como as demais tribos, do outro lado do rio.
Que desejemos o Senhor, como eles. Querer ter o direito de adorá-Lo!
Que estejamos dispostos a repartir nossa herança, para não ver ninguém longe do Senhor.
Que sejamos aqueles que servem ao Senhor e cuidam dos demais, como os levitas, nas cidades de refúgio e no meio de todo Israel.
Se "achamos" que alguém está se afastando do Senhor, que tenhamos a disposição de ir até ele, como Fineias e a comitiva de Israel fez. E ofereceram suas próprias herança.
Assim termina o capítulo vinte e dois. Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário