segunda-feira, 6 de maio de 2019

Neemias 2.1-10

Leitura do dia 06/05.

Na postagem anterior vimos que Neemias, embora desfrutasse da comida e moradia em um palácio, importava-se com seus irmãos e com Jerusalém. 

Quando soube das notícias, seu coração moveu em lágrimas, oração, jejum, intercessão, e ação. Está prestes a fazer algo.

É o que veremos agora, no capítulo dois do livro de Neemias. Até o versículo dez.

Ele relata que nunca antes havia ficado triste na presença do rei. Não estava exagerando. O rei percebeu que Neemias não estava doente, estava angustiado. Ele temeu. Ainda assim respondeu que não tinha como ficar de outra maneira depois que soube das notícias vindas da terra onde estavam os sepulcros de seus pais.

O rei lhe fez uma pergunta. Ah, essa pergunta! “O que você quer que eu faça”?

Consegue imaginar o homem mais importante da época fazendo a mesma pergunta a você?

Neemias orou. Aquelas “orações flechas”, de um segundo, antes de responder ao rei. Ele poderia ter pedido tantas coisas, de maneiras diferentes. Poderia ter pedido que o rei levantasse alguns homens para irem a Jerusalém reconstruí-la. Poderia ter pedido que Hanani, seu irmão, fosse enviado até lá. Podia confiar em seu irmão. Assim, não sujaria suas mãos com o trabalho pesado. Não correria nenhum risco. Mas não. Neemias pediu que o rei deixasse ele ir. 

Seu coração se moveu a ponto de deixar o conforto do palácio. Tomar uma estrada. Que não era asfaltada. Não viajaria em um carro confortável, tração nas quatro rodas. Não. Mas tinha que ir. Ele mesmo. Reconstruir a cidade de seus antepassados. Sua cidade. Seu coração clamava por isso.

O rei perguntou-lhe quanto tempo Neemias ficaria fora. Ele estipulou um tempo. Com certeza, bem extenso, uma vez que só a viagem de ida e volta levaria meses. O rei concordou. Estava abrindo mão do homem de sua confiança para que este fosse a Jerusalém, reconstruí-la. O Senhor estava nisso. Ouvira a oração de Neemias.

Sabendo disso, Neemias foi além. Pediu que o rei lhe desse cartas para que passasse sem dificuldade por todas as províncias, em todas as fronteiras, até chegar a Judá. Também pediu que o rei lhe desse uma carta ao administrador da floresta real. Iria precisar de madeira. Para tudo. 

O rei atendeu todos os seus pedidos. A boa mão do Senhor era com ele, como foi com Esdras anos antes. http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/esdras-613-728.html

Além disso, o rei lhe concedeu uma guarda que o protegeria durante toda a viagem.

A notícia se espalhou. Neemias estava indo a Jerusalém. Quando souberam de sua chegada, Sambalate e Tobias ficaram irritadíssimos porque alguém estava em Jerusalém para promover o bem aos israelitas.

E agora? Será que Neemias conseguirá fazer alguma coisa?

Prosseguimos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário