sexta-feira, 21 de junho de 2019

Salmos 111.1-112.10

Leitura do dia 21/06.

Na postagem anterior, vimos Davi cantando sobre sua visão do Senhor Jesus. Que canção maravilhosa!
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmo-1101-7.html

Agora, continuaremos através dos Salmo cento e onze e cento e doze. Esses dois Salmos são poemas acrósticos. Depois da nota de introdução, cada linha começa com uma letra do alfabeto hebraico. Em sucessão.

O Salmo cento e onze começa com louvores ao Senhor e termina conclamando todos a louvarem-No para sempre.

Fala de Suas grandiosas obras. Todos que tem prazer nEle devem meditar em suas obras. Tudo que faz revela Sua glória e majestade. Seus atos e obras nos mostram quem Ele é. Sua justiça permanece para sempre. Ele mesmo nos faz recordar Suas maravilhas.

É a mesma maravilhosa história de sempre. Quando olhamos para trás, vemos Sua bondade e misericórdia nos seguindo. Sempre estiveram ali. http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-231-6.html

Tudo que Ele faz é justo. E bom. Todos Seus mandamentos, sem exceção, são confiáveis. Não nos ordena algo que não seja bom. Seu intuito é nos fazer viver melhor. É nos fazer realmente viver. Por isso, devemos obedecer com fidelidade. Com retidão. Sem arrumarmos desculpas, desvios ou adendos.

Ele mesmo pagou o resgate por nós, Seu povo. Garantiu Sua aliança para sempre. Não é um contrato que um dia terá fim. Não é uma aliança qualquer que pode ser jugada fora. Ou trocada. É uma aliança eterna. Nela, não existe divórcio.

O salmista canta que o temor do Senhor é o princípio do conhecimento. Quer conhecimento verdadeiro? Quer sabedoria? Tema ao Senhor. Todos que obedecem Seus mandamentos, ordenados para nosso bem, mostram bom senso.

O Salmo cento e doze inicia com um louvor ao Senhor. Sim, louvado seja o Senhor. O salmista canta como é feliz os que O temem e tem prazer em obedecer Seus mandamentos. Parece a continuação do anterior. Provavelmente é.

Os que tem prazer em obedecer Seus mandamentos terão filhos bem sucedidos. Uma geração inteira de justos. Que será abençoada. Terá, em sua casa, riqueza e prosperidade. Suas boas ações, e não suas riquezas, permanecerão para sempre. Nossa maneira de agir manifesta quem somos. E quem somos é o que verdadeiramente importa. Não o que temos.

Continua cantando que a luz brilha na escuridão, para o que é justo. Está escuro? Sim, muitas vezes precisamos passar pelo vale da sombra da morte. Precisamos passar por outros vales. De escuridão. Mas ali, na escuridão, a luz do Senhor brilha sobre nós.
http://www.espalhandoasemente.com/2017/11/jesus-dorme-em-meio-tempestade-e-agora.html

Será que somos justos? O justo é compassivo. Misericordioso. E íntegro. Não julga. Muito menos, condena. É compassivo. Misericordioso. Não fica claudicando entre dois pensamentos. Ou filosofias. Ou ideias. Ou mundos. Ele é íntegro. Inteiro. Em sua completude pertente ao Senhor. Totalmente.

Ele canta que é feliz aquele que empresta com generosidade e conduz seus negócios com honestidade. Não aquele que empresta visando lucro, contando os centavos. Oprimindo. Nem aquele que acredita que os fins justificam os meios. Que dão “jeitinhos brasileiros”. Que desejam e levam vantagem em tudo. Não. Os felizes são os que emprestam generosamente e negociam honestamente. Talvez seus lucros sejam menores. Mas são felizes. Felicidade é infinitamente melhor que lucros.

Esse homem, o salmista canta com propriedade, não será abalado. A lembrança de seu nome durará por muito tempo. Ele não teme más notícias. Sabe que pode confiar plenamente no cuidado do Senhor. Não em seus negócios e lucros. Não no dinheiro que tem guardado. Nas riquezas que adquiriu. Mas no cuidado do Senhor.

Por tudo isso, este homem é confiante. Destemido. Sabe que vencerá. E, seus lucros, compartilha generosamente com os pobres. Sim, com os pobres. Não tem uma mesa redonda repleta de ricos compartilhando suas conquistas. Ele as compartilha com os pobres. Seus atos de justiça serão lembrados eternamente. Terá influência e honra. Verdadeiros. Vindos do Senhor.

O perverso verá e ficará furioso. Mas não poderá fazer nada. Ele desaparecerá. Seus desejos serão frustrados. Pelo Senhor.

Continuamos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário