quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Sofonias 1.1-3.20

Leitura do dia 02/10.

Continuamos nossa caminhada através das páginas maravilhosas das Sagradas Escrituras.

Ontem vimos o clamor e a canção de Habacuque. Precisamos nos alegrar no Senhor e na tão grande salvação que nos concedeu.

Também vimos a mensagem do Senhor contra os babilônios. Que servem para os dias atuais.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/habacuque-11-319.html

Hoje, caminharemos pelas páginas de Sofonias. Seu nome significa “Escondido do Senhor”.

Profetizou durante o reinado de Josias. Provavelmente contemporâneo de Habacuque. Também é um livro pequeno, com apenas três capítulos, porém, apaixonantes.

A palavra do Senhor entregue a Sofonias é muito dura. Disse que destruiria a todos. Até os animais, peixes e aves. Reduziria os perversos a montes de escombros. Esmagaria Judá e Jerusalém. Eliminaria até o último vestígio do culto a Baal. Acabaria com os profetas idólatras que sobem a seus terraços e se curvam para as estrelas e astros. Esses profetas juram pelo nome do Senhor e adoram Moloque. Todos que seguiam o Senhor e não seguem mais, seriam destruídos. Todos que seguem costumes estrangeiros. Que participam de cultos idólatras. Que enchem as casas de violência e engano.

O Senhor vasculhará Jerusalém, até os cantos mais escuros, para castigar todos que vivem acomodados em seus pecados. Seus bens serão saqueados. Suas casas, destruídas. Será um dia de sofrimento e angústia. De ruína e desolação. De escuridão e trevas. Dia de toque de trombetas e gritos de batalhas. Todos cairão. Até as fortalezas mais poderosas. Porque pecaram contra o Senhor. Nada os salvará. Nem seu ouro e sua prata. A terra está consumida pelo fogo de Seu zelo.

Sofonias clama por arrependimento. Que se reúnam antes que comece esse dia. Que tomem providências agora, enquanto ainda é tempo. Que os humildes busquem o Senhor. Sigam Suas ordens. Busquem a justiça. Vivam com humildade. Quem sabe o Senhor os proteja no dia de Sua justa ira?

Grande aflição espera os filisteus. Serão julgados. Moabe e Amom, Etiópia e Assíria também. Todos receberão o castigo que merecem por casal de seu orgulho. Zombaram do povo do Senhor dos Exércitos.

Quando forem julgados, todas as nações do mundo adorarão o Senhor. Cada um em sua terra. Reconhecerão quem Ele é. O Todo-Poderoso. http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html

Grande aflição também espera Jerusalém. Ela se tornou rebelde e impura. Cheia de violência e opressão. Recusa toda correção. Não confia no Senhor. Não se aproxima dEle. Seus líderes são como leões que rugem para suas vítimas. Seus juízes são como lobos que comem suas presas sem deixar vestígio. Seus profetas são mentirosos arrogantes, que buscam seus próprios interesses. Seus sacerdotes profanam o templo, transgredindo a lei do Senhor.

Quatro "classes" de líderes. Esses serão julgados com mais dureza. Eram os responsáveis pelo povo. Mas, ao invés de cuidar, esmagaram e se aproveitaram dele.

O Senhor ainda está em Jerusalém. E fará justiça. Ele nunca falha. Nunca deixa de fazer o bem. Julgará todos os povos. Purificará seus lábios para que possam reunir para adorá-Lo. Seu povo dispersado que vive além da Etiópia virá apresentar suas ofertas.

Os orgulhosos, rebeldes e arrogantes cairão. Só restarão os pobres e humildes que confiam no nome do Senhor. Seu remanescente não cometerá injustiça, não mentirá, nem enganará. Comerão e dormirão em segurança. Sem ter quem os atemorize.

Naquele dia, que aguardamos, se anunciará em Jerusalém que tenham ânimo e animem-se. O Senhor estará em seu meio. Ele é um Salvador poderoso. Se agradará de Seu remanescente. Acalmará todos os seus medos. Com amor (1 João 4.18a). E se alegrará em Seu povo com gritos de alegria. O Senhor levará Seu povo de volta para casa. Aleluias.

Consegue imaginar o Senhor se alegrando de nós, Seu povo, com gritos de alegria, como se tivéssemos ganhado a final da Champions League!

Que não sejamos líderes aproveitadores. Que sejamos. Que falemos Sua palavra, sem rodeios ou maquiagem.

Que andemos em justiça e em verdade. Em humildade e obediência. Até que venha nos buscar.

Continuamos amanhã. Leremos o livro de Ageu.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário