sábado, 5 de outubro de 2019

Zacarias 7.1-9.17

Leitura do dia 06/10.

Continuamos nossa caminhada através do livro de Zacarias.

Ontem vimos o chamado para voltar ao Senhor. A visão do profeta sobre o homem entre as murtas. A profecia da futura prosperidade de Jerusalém. Os exilados chamados de volta. A purificação de Josué, o sumo sacerdote. A visão de um candelabro e duas oliveiras. E o conselho maravilhoso de não desprezar os começos humildes, pequenos.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/10/zacarias-41-615.html

Hoje caminharemos a partir do capítulo sete. Até o capítulo nove.

O povo de Betel (Casa do Senhor) enviou alguns homens em busca do favor do Senhor e para perguntar aos profetas e sacerdotes se continuariam a lamentar e jejuar no quinto mês, como faziam no exílio.

O Senhor respondeu. Não era a Ele que jejuavam. E se agora comessem e bebessem não seria para agradá-Lo. Ordenou que mudassem suas atitudes, a partir do coração. Que julgassem com justiça. Mostrassem compaixão e bondade uns para com os outros. Não oprimissem a viúva, os órfãos, os estrangeiros e os pobres. Nem tratassem mal uns aos outros (Colossenses 3.17, 1 Coríntios 10.31, 1 Pedro 2.9).

Lembrou-lhes que seus antepassados não quiseram ouvi-Lo. Foram rebeldes. Deram-Lhe as costas. Taparam seus ouvidos para não escutá-Lo. Tornaram seus corações duros como pedras. Para não ouvir as instruções e as mensagens que enviara por Seu Espírito aos profetas. Por isso, Sua ira.

Transformaram sua terra agradável num deserto.

Depois o Senhor lhe falou que voltaria a Sião. Habitaria em Jerusalém. Trocaria o nome da cidade para Cidade Fiel. Seu monte se chamaria Monte Santo. Voltaria a ter idosos andando tranquilamente por suas ruas. Sentados em suas praças. E crianças brincando. No momento parecia impossível. Mas não existe nada impossível para Ele. Ele os traria de volta para sua terra. Como fez.

O Senhor ordena que os construtores do templo sejam fortes. Completem a tarefa. Está com eles. Abençoará suas colheitas. Transformará Judá e Israel em bênçãos. Não devem temer. Devem ser fortes e continuar a reconstruir o templo.

Está decidido a abençoar Jerusalém e o povo de Judá. Sua ordem é que não temam. Que digam a verdade uns aos outros. Que pronunciem sentenças justas em seus tribunais. Sentenças justas que conduzam à paz. Não devem tramar mal uns contra os outros. Nem se agradar de fazer juramentos falsos. O Senhor odeia esse tipo de coisa.

Os jejuns chegaram ao fim. É tempo de festa. Que amem a verdade e a paz.

Pessoas de todas as nações iriam a Jerusalém. Não iriam sozinhos. Chamariam outros a ir e adorar o Senhor dos Exércitos. Estariam decididas a buscar o Senhor e pedir Sua benção. Querem o Senhor porque ouviram que Ele está no meio de Seu povo.

O Senhor pronuncia julgamento contra Seus inimigos. Todos os olhos da humanidade estão voltados para Ele. Agirá com justiça. Destruirá Damasco, Tiro, Sidom, Ascalom e Gaza. Julgará os filisteus. Morrerão com suas bocas cheias de carne dos sacrifícios a seus ídolos. Mas, os que sobreviverem também adorarão o Senhor. Serão uma nova família em Judá. O Senhor ama a todos.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html

Sião deve alegrar-se. Seu Rei virá. Ele é justo e vitorioso. Apesar disso, também é humilde. Vem montado num jumentinho novo. Trará paz às nações. Seu reino se estenderá de um mar a outro. Desde o rio até os confins da terra. Quem tem esperança deve voltar para a fortaleza. E aguardar.
O Senhor aparecerá sobre Seu povo. Suas flechas sairão como relâmpagos. Naquele dia, salvará Seu povo como um pastor salva suas ovelhas. Então, Seu povo brilhará em sua terra, como joias em uma coroa. Serão belos. Maravilhosos. Haverá fartura de trigo. Que dará vigor aos rapazes. E o vinho novo fará as moças florescerem.
http://www.espalhandoasemente.com/2017/12/jesus-entra-em-jerusalem.html
http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/davi-e-os-detalhes-que-me-capturam.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/o-bom-pastor-da-sua-vida.html

Zacarias começa a ter a visão de Seu povo voltando do exílio a Jerusalém. Mas, ao fim de sua visão, o Senhor lhe mostra “aquele dia”. O dia que tão ansiosamente esperamos. O dia em que o Senhor Jesus reinará sobre toda a terra.

"O sétimo anjo tocou sua trombeta, e fortes vozes gritaram no céu: 'O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e de Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre'". - Apocalipse 11.15

Que nossas atitudes sejam agradáveis a Ele. A cada dia.

Que amemos a verdade e a paz.

Que não transformemos nossa herança em deserto. Que a multipliquemos.

Que nos alegremos ao esperar “aquele dia”.

Que estejamos na fortaleza. Somos os que tem esperança.

"Nós, porém, aguardamos com grande expectativa os novos céus e a nova terra que Ele prometeu, um mundo pleno de justiça. Portanto, amados, enquanto esperam que essas coisas aconteçam, esforcem-se para levar uma vida pacífica, pura e sem culpa aos olhos de Deus". - 2 Pedro 3.13,14

Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo dez. Até o capítulo doze.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário