sábado, 16 de novembro de 2019

João 8.12-59

Leitura do dia 04/11.

Na postagem anterior vimos Jesus e a mulher pega em adultério.
Agora, continuamos nossa caminhada. Ainda através do capítulo oito de João. A partir do versículo doze. Até o final.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-81-11.html

Lembrem-se, o Senhor estava assentado no templo, ensinando. Depois deste episódio, continua. Está assentado próximo ao lugar onde eram colocadas as ofertas.

Ele diz ser a luz do mundo. Quem O segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Ele é Aquele que clareia nossos caminhos. Que afasta a escuridão. Que nos mostra a verdade.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/jesus-anda-sobre-as-aguas.html

Os fariseus, que não querem ouvi-Lo, apenas censurá-Lo, acusam-No de testemunhar de Si mesmo, logo consideram Seu testemunho inválido.

Tenho vontade de dar uns "cascudos" nesses fariseus. Se não querem aprender, vão para casa. Deixem os que querem, ouvi-Lo.

Jesus responde que, ainda que testemunhe em Seu favor, Seu testemunho é válido porque sabe de onde veio e para onde vai.

Além disso, Ele fala, eles não sabem de onde Ele veio, nem para onde vai. E continua. Diz que julgam por padrões humanos; Ele não julga ninguém. E, ainda que julgue, Suas decisões são verdadeiras, porque não está sozinho. Está com o Pai, que O enviou.

E, para meu total deleite, pois a essa altura já estou em pé, aplaudindo-O, Ele diz que na Lei “deles” está escrito que o testemunho de dois homens é válido. Ele testemunha acerca dEle e Sua outra testemunha é o Pai, que O enviou. Uau! Estou boquiaberta! Sua sabedoria sempre surpreende-me, deixa-me maravilha.

Perguntam onde está Seu pai. Claro que perguntariam. Não prestam atenção às Suas palavras. Não tem ouvidos para ouvir. Nem olhos para ver.

O Senhor responde que não O conhecem, nem a Seu Pai. Se O conhecessem, também conheceriam Seu Pai.

Novamente lhes fala que irá embora, procurarão por Ele e morrerão em seus pecados, porque para onde vai, não podem ir. Os judeus se perguntam se está dizendo que irá matar-se e por isso fala que não podem ir para onde Ele vai.

Continua, esclarecendo o que havia dito. Diz que eles são de baixo. Ele é de cima. Eles deste mundo. Ele não. Repete que morrerão em seus pecados.

Ele diz: “Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”.

Quando fala assim, tenho que prostrar-me! Eu Sou é Seu nome (Êxodo 3.14).

Os fariseus perguntam quem Ele é. Tenho vontade de bater suas cabeças umas nas outras. Mas só posso observar. Observar e aprender.

Como pode? Ele acaba de falar. São realmente cegos e surdos.

Sua resposta é simples e direta. Responde: “Exatamente o que tenho dito o tempo todo”.

Diz que tem muitas coisas para dizer e julgar a respeito deles. Aquele que O enviou merece confiança e Ele diz ao mundo o que dEle ouviu.

Não entendem, não conseguem entender que fala a respeito do Pai.

Jesus lhes diz que “quando levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou”. Aquele que O enviou está com Ele, não O deixou sozinho, pois sempre faz o que O agrada.

Quando fala em ser levantado, fala de Sua crucificação (João 3.14).
http://www.espalhandoasemente.com/2018/04/jesus-e-uma-conversa-intrigante-no-meio.html

Ao falar essas coisas, muitos creem nEle.

Embora ensine no templo, ninguém O prende. Ainda não é chegada a hora.

Quando abrimos nossos corações para o Senhor, conseguimos enxergar quem Ele é. Conseguimos enxergar o Pai. O Filho sempre aponta para o Pai.

Que não sejamos como os fariseus que, por estarem inchados em seus conhecimentos e preconceitos, não conseguem enxergar quem Ele é.

Vamos parar aqui e adorá-Lo. Por ser quem é. O grande Eu Sou. O Todo-Poderoso. https://www.youtube.com/watch?v=rBVjbjGVVjo

Continuemos.

Aos judeus que creram, fala que, se permanecerem firmes na Sua palavra, verdadeiramente serão Seus discípulos. Precisamos obedecer para sermos discípulos. Diz que assim, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

Alguns se espantam. Dizem ser descendentes de Abraão e nunca foram escravos de ninguém. Não entendem o que Jesus quis dizer quando disse que seriam livres.

Sua resposta acelera meu coração. Fala que todo que vive pecando é escravo do pecado. O pecado escraviza, enquanto o conhecimento de Sua palavra nos liberta. Sendo Seus verdadeiros discípulos, conheceremos a verdade. A verdade que liberta.

Continua dizendo que o escravo não tem lugar permanente na família, já o filho pertence para sempre. “Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato”.

Sei que fala a verdade. Por experiência própria. Fui escrava da depressão. Fui escrava de mentiras. Fui escrava do medo. O Filho me libertou. Hoje sou verdadeiramente livre. Tal qual falou.
https://www.youtube.com/watch?v=mvKNu6mDHZQ

Continua dizendo que sabe que são descendentes de Abraão. Apesar disso, estão procurando matá-Lo, porque neles não há lugar para Sua palavra. Ele está certo, claro. Seu discurso se afunila. A verdade é sempre verdade. http://www.espalhandoasemente.com/2018/04/jesus-e-uma-conversa-intrigante-no-meio.html

Fala o que viu na presença do Pai, assim como eles fazem o que ouviram de seu pai.

Respondem que Abraão é o pai deles.

Jesus não concorda. Fala que se fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez. Estão procurando matá-Lo, sendo que fala a verdade que ouviu de Deus. Abraão não agiu dessa maneira.

Continua dizendo que estão fazendo as obras de seu pai. Eles protestam. Dizem que não são filhos ilegítimos, que o único Pai que têm é Deus.

Jesus responde que se fossem filhos de Deus, O amariam. Afinal, Ele veio de Deus e agora está aqui. Não veio por Ele mesmo, foi Deus que O enviou.

Faz uma pergunta que está em minha garganta. “Por que minha linguagem não é clara para vocês?”. Ele mesmo responde. Porque são incapazes de ouvir o que diz. Atesta que o pai deles é o diabo. Querem realizar o desejo dele, que foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois nele não há verdade. Logo, quando mente, fala sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
Assim como Jesus é a verdade, o diabo é o pai da mentira.

Continua dizendo que não creem nEle porque lhes diz a verdade. Essa linguagem não é clara para eles.

Novamente faz uma pergunta. Duas, na verdade. “Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, por que vocês não creem em mim?”

Declara que quem pertence a Deus ouve o que Deus diz. Eles não ouvem porque não pertencem a Deus.

A mentira sempre escraviza. Como degraus de uma escada escura, num precipício sem fim, cada vez mais escuro. http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/jesus-anda-sobre-as-aguas.html

A verdade, no entanto, liberta. Quando conhecemos Sua palavra, quando O conhecemos, somos de fato livres. Ele é a própria verdade. Enquanto no diabo não há nenhuma verdade, nEle não há nenhuma mentira. Tudo nEle é verdadeiro. Tudo nEle é libertador.

Essa liberdade está à disposição de todo aquele que nEle crer. Não há nada melhor que ser livre de qualquer amarra que seja. Se você ainda não O conhece, peça que se revele a você. Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6).

Conhecendo-O, junte-se a mim. Vamos adorá-Lo. https://www.youtube.com/watch?v=iVylZFZHCRs

A discussão continua. Vamos observar?

Os judeus estão irados. Dizem que Ele é samaritano. Querem dizer que não faz parte do povo de Deus. E têm a audácia de dizerem que está endemoninhado.

Meus olhos estão arregalados. Não consigo entender porque não abrem seus corações para Ele, a Verdade. Quanto a mim, tudo que queria era ficar aos Seus pés, ouvindo Suas palavras.

Jesus não rebate à primeira acusação. Quanto à segunda, declara não estar endemoninhado. E diz que honra Seu Pai. Eles O desonram. Não busca glória para Si mesmo. Há quem a busque e julgue.

Assegura que, se alguém guardar Sua palavra, jamais verá a morte. Quando fala assim, Seus ouvintes que não conseguem discernir uma verdade espiritual de uma natural, manifestam-se calorosamente dizendo que agora têm certeza de que está endemoninhado. Afinal, Abraão morreu, assim como os profetas. E Ele diz que se alguém guardar Sua palavra, jamais experimentará a morte.

Perguntam se Ele é maior do que o Pai Abraão. Dizem que ele morreu, bem como os profetas. Quem Ele pensa que é?

Jesus não “pensa quem é”. Ele sabe quem é. E vem dizendo a quem quiser ouvir. http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/jesus-e-luz-do-mundo.html

Responde que, se glorifica a Si mesmo, Sua glória não tem significado. Seu Pai, que eles dizem ser o Deus deles, é quem O glorifica. Mas eles não conhecem o Pai. Ele O conhece. Se dissesse que não O conhece, seria mentiroso como eles, mas de fato Ele O conhece e guarda Sua palavra.

Diz que Abraão, pai deles, regozijou-se porque veria Seu dia. Ele viu e alegrou-se.

Ficam consternados. Dizem que ainda não tem cinquenta nos. “E viu Abraão?”.

Se prestassem atenção em Suas palavras, entenderiam. Mas seus ouvidos não ouvem.

Sua declaração me emociona. Ele diz: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!”. Mais uma vez declara Seu nome, Eu Sou. Não diz que antes de Abraão nascer, já existia. Ele era. Ele é. Seu nome é Eu Sou. http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/os-lindos-nomes-do-senhor.html

Finalmente entenderam o que vem dizendo. Mas não creem. Não podem acreditar ser Ele o Senhor, afinal, Ele não é como imaginavam que seria.

Apavorada olho ao redor. Estão pegando pedras para apedrejá-Lo. Acredite, até hoje em Israel têm pedras para todos os lados, imagine dois mil anos atrás.

Não apenas O rejeitam. Odeiam-No por falar a verdade. Tal qual havia dito no início de Seu discurso.

De alguma maneira Ele esconde-se. E sai do templo.

Como temos visto, Sua vida cumprirá exatamente a agenda do Pai. E não será apedrejado. Entregará Sua vida para nos salvar. De livre e espontânea vontade. No momento oportuno.

Vamos ficar aqui. Seu amor é maravilhoso. Ele é quem procuramos. É dEle que precisamos. Não podemos ser como esses homens. Não podemos rejeitá-Lo. Ele é a verdade. https://www.youtube.com/watch?v=9E57yrHjymw

Adoremos ao grande Eu Sou. https://www.youtube.com/watch?v=xu8Zel1u-6k

Prosseguimos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário