Ainda falando de Eliseu. Como podemos aprender!
Os discípulos dos profetas se tornaram muitos. Seguir Eliseu era inspirador. Sempre acontecia algo.
As águas péssimas se tornavam boas. Onde não havia água, os poços cavados são cheios. Uma viúva sem recurso é abastecida de azeite puro, pode pagar suas dívidas e viver do restante. Uma mulher estéril tem um filho, que anos depois morre e ressuscita. O veneno da panela é combatido por um "antídoto". Vinte pães alimentam cem homens. Naamã é curado da lepra. E outras histórias que não devem ter sido contadas.
Como não querer estar perto de um homem desses? Esses discípulos sugerem descer ao Jordão para construir um local para suas reuniões. E aí fico me perguntando como deveriam ser essas reuniões. Eliseu contava, ensinava como era andar na presença do Senhor? Orava com eles? Os discípulos começam a derrubar árvores e o ferro de um machado cai no rio. O homem se apavora. Pede socorro ao homem de Deus. Eliseu simplesmente pergunta onde o machado caiu e resolve o problema. Mais uma história para ser contada. Mais discípulos de profetas, com certeza, agregados.
Eliseu é até espião de guerra! Por várias vezes o rei da Síria resolve atacar a Israel, monta uma estratégia secreta e Eliseu manda comunicar ao rei. O rei de Israel fortalecia o tal lugar e a estratégia do rei da Síria caía por terra. O rei da Síria fica tão indignado que manda cercar o lugar onde Eliseu mora. Quando acorda, está completamente cercado e continua "na maior tranquilidade". Enxerga o que deve enxergar. Seu servo se desespera. Eliseu o acalma e roga ao Senhor que abra os seus olhos para que consiga ver. Engraçado que não ora para que consiga ver tal coisa. Simplesmente para que consiga ver. O mundo espiritual é o mundo real. E o Senhor o atende! Ele vê! Carros e cavalos de fogo os protegem.
Então Eliseu ora para que seus inimigos fiquem completamente cegos. Os leva até Samaria. Ora para que voltem a enxergar. Orienta ao rei que lhes dê comida. O rei lhes serve um banquete e os despede. O rei da Síria desiste de atacar Israel por um bom tempo! Com Eliseu por perto, as coisas ficam difíceis para ele.
Que sejamos pessoas com quem os discípulos queiram andar.
Que possamos ter uma palavra de Deus àqueles que nos procuram. Que tenhamos
disposição em ajudar, em qualquer situação, seja uma sunamita ou um homem que
simplesmente perdeu o machado emprestado. Que Ele nos ensine as estratégias
certas. Que nos ensine a enxergar, como
Ele vê. Que milagres sejam vistos em nossas vidas e através delas. Que nosso
inimigo fique cego, e bata em retirada, derrotado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário