sábado, 30 de dezembro de 2017

Jesus e a figueira sem frutos

Prosseguindo através do capítulo 21 de Mateus.

De manhã cedo Jesus voltava para Jerusalém. Havia dormido em Betânia. Sentiu fome. 

Viu uma figueira à beira do caminho. Aproximou-se dela para colher algum fruto. Ao aproximar-se, no entanto, nada encontrou, além de folhas. Disse à figueira: “Nunca mais dê frutos!” Imediatamente ela secou.

Ao verem, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: “Como a figueira secou tão depressa?”

Antes de ouvirmos Sua resposta, vamos a algumas lições preciosas nessa situação.


Imagine-se como uma figueira. Você está à beira do caminho. Olham de longe para você. Cheia de folhas. Numa terra deserta como é aquela região, você é admirada. De longe, acham você linda. Mas há algo mais que esperam encontrar. Frutos. Não há como certificar-se, ao menos que se aproximem.  

Então, o Senhor Jesus se aproxima de você e percebe que há apenas folhas. Como uma maquiagem bem feita, porém, apenas maquiagem. Ele procura. Não há um fruto sequer. 

Uma árvore frutífera sem frutos? As pessoas chegam até você. Estão esfomeadas. Só encontram folhas. O que houve com seus frutos? Por que você não frutificou?

Toda árvore que não dá fruto é cortada e lançada ao fogo (Mateus 7.19). A que dá fruto, porém, é podada, para que possa dar mais fruto ainda.

Somos árvores. Precisamos produzir frutos. Precisamos ser reconhecidos pelos nossos frutos. Nossas raízes devem ser profundas para que produzamos alimento. O Senhor sempre irá aproximar-se para ver se há frutos em nós ou apenas folhas.

Essa foi uma importante lição que o Senhor desejou ensinar aquele dia.

Sua resposta à pergunta dos discípulos: “Eu asseguro que se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: Levante-se e atire-se ao mar, e assim será feito. E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.

A outra lição é sobre fé. Mais uma vez o Senhor exorta Seus discípulos a terem fé. Mais uma vez Ele afirma, assegura que se tivermos fé, tudo é possível.

Que possamos ser árvores que produzem frutos e que tenhamos fé para termos nossos pedidos atendidos. É o que Ele espera de nós.

Amanhã prosseguimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário