terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Josué 3.1-17

Leitura do dia 26/02.

Nas postagens anteriores, vimos o Senhor animar Josué a ser forte e corajoso, meditando em sua palavra dia e noite.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-11-18.html

Também vimos que Raabe creu no Senhor, Deus de Israel, o único Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-21-24.html

Agora, continuamos através do capítulo três de Josué.

No dia seguinte, logo cedo, Israel partiu de Sitim. Chegaram às margens do Jordão, onde acamparam.

Três dias depois os oficiais percorreram todo o acampamento israelita. Ordenaram ao povo que, quando vissem a Arca da Aliança do Senhor sendo carregada pelos levitas, saíssem de suas posições e seguissem atrás dela. Não deviam ficar muito próximos. Ficariam a uma distância segura. A arca indicaria o caminho que seguiriam. Afinal, nunca haviam estado ali antes.

Josué ordenou que todo o povo se purificasse. No dia seguinte o Senhor faria maravilhas no meio deles.

Quando amanheceu o dia, Josué ordenou que os sacerdotes levantassem a Arca da Aliança do Senhor e conduzissem o povo para o outro lado do Jordão. Eles assim fizeram. Levantaram a Arca e foram à frente do povo.

Enquanto isso, o Senhor disse a Josué que naquele dia começaria a engrandecê-lo diante de todo o povo. Todos saberiam que o Senhor estava com ele, como esteve com Moisés.

O Senhor ordenou que Josué dissesse aos sacerdotes que carregavam as arcas, que assim que chegassem às margens do Jordão, parassem exatamente ali.

Josué disse ao povo que se aproximasse e ouvisse as palavras do Senhor. Naquele dia saberiam que o Deus vivo estava entre eles. Ele certamente expulsaria aqueles povos de diante deles. Que vissem que a Arca da Aliança do Senhor de toda a terra os conduziria para o outro lado do Jordão.

Agora, finalmente é revelada a forma como atravessariam o Jordão. Assim que os pés dos sacerdotes que conduziam a arca, tocassem as águas do Jordão, a correnteza seria interrompida e as águas formariam um muro.

O povo deixou o acampamento. Os sacerdotes foram à frente.

Era a estação da colheita. O Jordão transbordava. Mas, assim que os sacerdotes colocaram seus pés na água, a correnteza parou, as águas formaram um muro e o leito do rio secou.

Os sacerdotes ficaram parados, no meio do leito do rio, até todo o povo passar.

Esse é o papel do líder. Apontar o caminho. Ir à frente. Pisar primeiro na água. Molhar os pés. E ficar ali. Segurando a Arca. Até que todo o povo passe. É época de colheita. O rio transborda em suas margens.

Apenas os sacerdotes molharam seus pés. Mais ninguém. O restante do povo atravessou em seco o rio Jordão.

Se somos líderes, que sejamos ousados. Que saibamos a ordem do Senhor e que a cumpramos. Ainda que somente nossos pés se molhem. O povo precisa passar a seco. Precisamos fica no meio do rio. Só sair após o último estar em segurança do outro lado. É época de colheita.

Nosso texto termina hoje aqui.

Amanhã leremos Josué do capítulo quatro ao capítulo sete.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário