quarta-feira, 20 de março de 2019

1 Samuel 28.1-25

Leitura do dia 20/03.

Na postagem anterior, vimos Davi poupar a vida de Saul mais uma vez. Vimos também que se escondeu entre os filisteus. Teme que Saul coloque suas mãos nele. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-261-2712.html

Agora, caminharemos através do capítulo vinte e oito de 1 Samuel.

Mais uma vez os filisteus reúnem suas tropas para guerrear contra Israel.

Aquis, rei de Gate, avisa a Davi que ele e seus homens, que o servem, irão à batalha. Davi concorda e diz que agora Aquis verá como eles são guerreiros valorosos. Aquis diz que Davi será seu guarda pessoal enquanto Aquis viver.

Não quero ver Davi lutando contra Israel, seu povo. O povo que ele reinará um dia.

Saul reúne seu exército em Gilboa, mas quando vê o tamanho do exército dos filisteus, entra em pânico. O medo o domina.

Ele consulta ao Senhor, que não o responde, nem por sonhos, nem pelo Urim, nem através de algum profeta. Diferente da vez em que o Senhor não lhe respondeu e ele, imediatamente sabia que havia algo errado, que alguém tinha-se feito culpado perante Ele. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-261-2712.htmlhttp://www.espalhandoasemente.com/2016/02/jonatas-o-admiravel.html

Agora, sem comunhão com o Senhor, desesperado, ele, que havia expulsado de Israel todos os médiuns e os que consultavam os espíritos dos mortos, pede que seus conselheiros procurem uma mulher que seja médium, para que pergunte a ela o que deve fazer.

Que conselheiros são esses? Ao invés de aconselhar Saul a não acrescentar mais esse pecado à sua lista de pecados, eles vão atrás de uma médium e a encontram.

Saul se disfarça. Quando a encontra explica que precisa falar com um homem que já morreu. Ela fica temerosa. Diz que todos sabem o que Saul fez com aqueles que falavam com os espíritos dos mortos. Ele jura pelo Senhor que não lhe acontecerá nada. Está tão desnorteado que jura pelo Senhor proteger a médium. Jura pelo Senhor fazer algo completamente contrário aos Seus mandamentos.

Quando a mulher concorda, pergunta que espírito deve invocar. Saul responde que Samuel. Quando ela, supostamente vê Samuel, reconhece Saul e grita que ele a enganou. Mas ele diz para ela não ter medo e pergunta quem está vendo.

A mulher responde que um idoso com uma capa. Saul entende que era Samuel. Acreditando que fosse ele, conversa com o espírito. Que diz que Israel será derrotado e ele e seus filhos morrerão.

Ao ouvir notícias tão terríveis, Saul cai estendido no chão, paralisado de terror. Estava fraco. Não havia comido aquele dia. Continua sendo imprudente, indo à guerra sem se alimentar.

A mulher pede para que Saul a deixe alimentá-lo. Ele se recusa a comer. Seus servos insistem muito com ele, até que resolve comer.

Ela estava engordando um bezerro. Depressa o matou e fez para Saul e seus conselheiros. Eles comeram. Depois saíram.

Nossa leitura de hoje termina aqui.

Antes de iniciar a leitura de amanhã, quero convidá-lo a ler o texto “Saul podia ter dado certo”.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/01/saul-podia-ter-dado-certo.html

Como meu coração fica em pedaços quando vejo o que Saul fez com sua vida. Cada vez mais afastado do Senhor, como se estivesse em queda livre, abismo abaixo.

Amanhã continuamos através dos últimos capítulos de 1 Samuel. Leremos do capítulo vinte e nove ao capítulo trinta e um.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário