Continuamos nossa caminhada através das páginas de 1 Crônicas.
Ontem vimos, entre outras coisas, Davi derrotando os amonitas que agiram com grande imprudência e pouca sabedoria. Joabe conquistando Rabá e chamando Davi para consolidar a conquista. Vimos também Davi pecando, ao confiar em seu exército, ao invés de colocar sua confiança no Senhor. E preparando tudo para Salomão construir o templo, abençoando a próxima geração.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-cronicas-191-19.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-cronicas-201.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-cronicas-211-30.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-cronicas-221-19.html
Hoje, caminharemos pelas páginas dos capítulos vinte e três ao vinte e seis.
Na primeira postagem, o capítulo vinte e três.
Davi já estava com idade muito avançada. Ele proclamou Salomão rei sobre Israel. Fez isso reunindo todos os chefes e líderes de Israel, assim como os sacerdotes e levitas.
Antes, porém, Davi havia mandado fazer um recenseamento dos levitas. Eram trinta e oito mil, da idade de vinte anos para cima, prontos para o serviço do Senhor. Prontos para o serviço do Senhor.
O rei Davi escolheu vinte e quatro mil para a supervisão dos trabalhos de construção e administração da Casa do Senhor. Seis mil para servir como escribas e juízes. Quatro mil para guardas das portas. Quatro mil para o louvor do Senhor, com os instrumentos musicais que Davi tinha preparado para esse propósito.
Ele distribuiu os levitas em grupos que descendiam de Gérson, Coate e Merari, filhos de Levi. Como deveria ser. Afinal, cada família tinha sua função específica. O lugar correto para servir o Senhor. Como num corpo.
Arão e seus descendentes, que também eram levitas, foram escolhidos e encarregados, perpetuamente, pelo Senhor, para o serviço no Santo dos Santos; a consagração das coisas santíssimas, o oferecimento de sacrifícios, a queima de incenso diante do Senhor. Deviam serví-Lo e pronunciar bênçãos em seu Nome. Para sempre.
Davi dissera que, como o Senhor havia dado paz e tranquilidade ao seu povo e Sua casa seria para sempre em Jerusalém, os levitas não precisavam mais transportar o Tabernáculo nem os utensílios sagrados usados em seu serviço religioso. Então, o dever dos levitas passou a ser cooperar com os descendentes de Arão em todos os trabalhos no templo.
Muitas vezes nossas tarefas no ministério do Senhor também mudam, como aconteceu aqui. Precisamos estar atentos.
Os levitas passaram a ser encarregados dos pátios, das salas laterais, da purificação de todos os objetos sagrados e das demais tarefas necessárias à manutenção da Casa de Deus.
Estavam também encarregados do pão consagrado, da farinha para as ofertas de cereal, dos bolos sem fermento, de assar o pão e misturar a massa, e de todos os pesos e medidas.
Deveriam estar preparados para render graças e louvores ao Senhor, ao raiar do dia, e ao pôr-do-sol e oferecer continuamente diante do Senhor todos os holocaustos que eram queimados no sábado, e em todas as festas com datas fixas.
Deviam servir regularmente diante do Senhor conforme as normas e as escalas para os turnos de serviço dos diversos grupos de trabalho, como uma grande e perfeita engrenagem, onde todos são absolutamente necessários.
Dessa maneira os levitas ficaram responsáveis pela administração da Tenda do Encontro, e pela assistência aos seus irmãos, os descendentes de Arão, bem como por toda a obra e serviço religioso realizados na Casa do Senhor.
Está enganado quem acredita que os levitas eram apenas “os cantores”. Acabamos de ler a respeito de suas diversas funções.
No Reino do Senhor é assim, se uma situação muda, as pessoas não ficam sem funções, não são descartadas, inutilizadas. Elas recebem outras funções, onde são completamente necessárias. O Senhor é inclusivo. Deseja todos trabalhando em Seu Reino. Há trabalho para todos. O Reino é, de fato, uma grande e perfeita engrenagem.
Mas temos um dever (vários na verdade), descobrir onde o Senhor deseja que O sirvamos. Que façamos isso, a cada dia, afinal nascemos para a Sua glória.
Que aprendamos com Davi a fazer as perguntas corretas como temos visto ele fazer, para recebermos as respostas que tanto necessitamos do Senhor.
Prosseguimos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Texto semelhante:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/07/engrenagem-perfeita.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário