Leitura do dia 05/04.
Na última postagem vimos que, apesar de ser uma cidade excelente, as águas de Jericó não eram boas e a terra era infértil. Sem água boa, não há como ter terra boa.
O Senhor resolveu essa situação, através de Eliseu. Ele estava disponível. Ouviu o clamor do povo. Seguiu a orientação do Senhor. Aquela cidade nunca mais foi a mesma. Tornou-se fértil.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-reis-219-25.html
Agora, caminharemos através do capitulo três. Até o versículo quinze.
No décimo oitavo ano de Josafá, rei de Judá, Jorão filho de Acabe, tornou-se rei de Israel em Samaria. Reinou doze anos. Agiu mal diante dos olhos do Senhor. Não foi como seu pai ou sua mãe, pois destruiu a coluna de Baal que seu pai havia levantado para adoração. Apesar disso, seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, agindo de tal maneira que induziu Israel a pecar. Dessas maldades não se afastou.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/quem-sao-os-meus-conselheiros.html
Seu papel como líder era levar o povo a conhecer e servir ao Senhor, no entanto, fez o contrário, levando o povo a se afastar mais ainda do Senhor.
Moabe era vassalo de Israel. Messa, rei dos moabitas, tinha muitos rebanhos. Pagava cem mil cordeiros e a lã de cem mil carneiros como tributo ao rei de Israel. Quando Acabe morreu, Messa não quis mais pagar. Revoltou-se.
Naquela época, o rei Jorão saiu de Samaria e arregimentou todo Israel. Também mandou uma mensagem ao rei de Judá, dizendo que Moabe havia se rebelado. Perguntou-lhe se iria com ele à guerra.
Josafá prontamente respondeu que sim. Que iria e estaria ao seu lado, que seu povo seria como o dele. Já pronto para a guerra, perguntou-lhe por qual caminho deveria ir. Jorão respondeu que seria pelo caminho do deserto de Edom. Edom também iria com eles.
Os três reis partiram. Deram uma volta de sete dias. Lembre-se, estavam no deserto. A água acabou.
Não havia mais água para o exército, nem para os animais. Jotão, preocupado questionou se o Senhor os havia reunido, para entregá-los nas mãos dos moabitas. Embora não O servisse, sua preocupação era exatamente o que o Senhor poderia ter feito.
Josafá, rei de Judá, da mesma forma que agiu quando saiu a guerrear com Acabe, perguntou se não existia ali um profeta do Senhor, que pudesse ser consultado. Josafá sempre desejava ouvir o direcionamento do Senhor. Que aprendamos a, antes de qualquer batalha, pedir Seu direcionamento.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/07/alianca-desastrada.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/10/e-possivel-enganar-morte.html
Um dos servos do rei de Israel respondeu que Eliseu filho de Safate, o mesmo que como discípulo derramava água sobre as mãos de Elias, estava ali. Josafá sabia quem era Eliseu. Afirmou que o Senhor falava por meio dele.
Os três reis desceram a seu encontro. Não ordenaram que Eliseu fosse até eles. Foram até Eliseu. Respeitaram sua autoridade de profeta. http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-reis-19-18.html
Quando Eliseu viu Jorão, foi duro. Perguntou-lhe o que Jorão tinha a ver ele. Disse que fosse consultar os profetas de seu pai e os videntes de sua mãe.
Mas Jotão respondeu que seu questionamento era a respeito do Senhor. Acreditava que o Senhor havia reunido os três reis para serem entregues nas mãos de Moabe. Afinal, a água havia acabado. Sem água, como teriam forças para continuar e enfrentar o exército inimigo?
Eliseu, que sabia de seus atos, respondeu-lhe que jurava pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem servia, que se não fosse por respeito a Josafá, não lhe daria a menor atenção. Nem sequer olharia para seu rosto.
Note que Eliseu, naquele momento, em meio à iminência de uma guerra, chamou o Senhor, de "Senhor dos Exércitos".
Por respeito a Josafá, Eliseu ordenou que lhe trouxessem um tocador de harpa, enquanto orava. Quando o músico dedilhava a harpa, a poderosa mão do Senhor veio sobre Eliseu.
Por que a água acabou? Por eles estarem num deserto ou por que o Senhor os entregaria ao inimigo? E agora? O que acontecerá? Qual será a palavra do Senhor? Ele realmente reuniu esses três reis para morrerem diante de Moabe? O Senhor dos Exércitos fará algo?
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Texto semelhante:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/10/sera-o-fim.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário