quinta-feira, 9 de maio de 2019

Neemias 8.1-18

Leitura do dia 08/05.

Continuamos nossa caminhada através do livro de Neemias.

Ontem vimos os inimigos contra à reconstrução dos muros de Jerusalém. A atitude de Neemias. Seus maravilhosos conselhos. Não temer. Lembrar-se do Senhor. E lutar.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/neemias-41-23.html

Vimos também sua defesa aos oprimidos, exigindo reparação. O término da reconstrução, depois de tanto tempo de ameaças, cartas abertas e falsas profecias.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/neemias-51-19.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/neemias-61-19.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/neemias-71-73.html

Agora, caminharemos pelas páginas dos capítulos oito a dez.

Na primeira postagem, o capítulo oito.

Era outubro, o sétimo mês, os israelitas já estavam estabelecidos em suas cidades. Todos foram à Jerusalém. Reuniram-se na praça, em frente à Porta das Águas. Havia em todos um só propósito. Qual era?

Não pediram codornizes. Não queriam água. Não queriam assistir a um show.

Pediram a Esdras (aquele que havia decidido em seu coração, estudar, obedecer e ensinar a Palavra ao povo), que lesse o Livro da Lei do Senhor. http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/esdras-613-728.html

Não é maravilhoso? Esse era o coração de todos que ali estavam. Homens, mulheres e crianças em idade de entender Sua Lei. Meu coração se enche de alegria. É esse desejo que precisa pulsar em nossos corações. Somos Sua Noiva. Precisamos conhecê-Lo.

Esdras trouxe o Livro. Quando abriu, todos levantaram-se em respeito à Palavra do Senhor. Que lindo!

Esdras O louvou. Todos concordaram, dizendo "amém". Levantaram suas mãos e louvaram. Depois, O adoraram com o rosto rente ao chão.

Esdras leu a Lei. Diante de todos. Do amanhecer ao meio dia. Aproximadamente por seis horas. Não houve dispersão. Todos ouviram atentamente à leitura.

Em seguida, os levitas ensinaram. Todos continuaram em seus lugares. Sedentos. Desejando aprender. Eles liam, explicavam com clareza o que estava escrito e os ajudavam a entender tudo que fora lido.

Pare um pouquinho. Imagina a cena. Não sei quantos milhares estavam ali. Com certeza eram milhares. Ouvindo, aprendendo, sendo ajudados. E chorando.

Sim, enquanto ouviam a Lei, choravam, por tudo que seus antepassados e eles fizeram, afastando-se do Senhor.

Neemias, Esdras e os levitas que os instruíam, disseram que aquele não era dia de lamento. Era dia de alegria. Um dia consagrado ao Senhor.

Neemias ordenou que o povo comemorasse, com um banquete. Com comidas saborosas e bebidas doces. Que repartissem tudo com os que não tinham nada. E se alegrassem, afinal, a alegria do Senhor era a força deles. Sim, a alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8.10c).

Os levitas acalmaram o povo. Lembrou-lhes que era um dia santo, consagrado ao Senhor. Eles atenderam. Fizeram uma refeição festiva. Repartiram seu alimento. Celebraram com grande alegria. Sabe por quê? Porque ouviram e entenderam a Palavra do Senhor. Ah, como é maravilhoso ouvir e entender Sua Palavra. Impossível não alegrar-se!

Que esse desejo esteja vibrando dentro de nossos corações. Que não sejamos como o povo de Israel que se reuniu para clamar por codornizes no deserto, ou até mesmo por água.

Que sejamos como estes, que se reuniram, com um só propósito e coração. Ouvir a Palavra do Senhor. E entendê-la.

No dia seguinte, os chefes de todas as famílias reuniram-se com os sacerdotes, os levitas e Esdras, o escriba. Sabe para quê? Para examinar com mais atenção a Palavra. Não estavam cansados. Muito menos entediados. Queriam ir mais fundo. Queriam conhecer mais.

Enquanto a estudavam, descobriram que o Senhor ordenara a Festa das Cabanas, naquele mês. Uma ordem para ser obedecida anualmente. Não sabiam.

Eles a comemoraram. Com grande alegria. Moraram em cabanas durante toda a festa, que durava sete dias. Desde o tempo de Josué, não a celebravam assim. Diariamente, Esdras leu o Livro da Lei para todos.

No oitavo dia, como estava prescrito na Lei, fizeram uma reunião solene, como leremos na próxima postagem.

Antes, porém, leia o texto "Neemias, um homem de ouvidos atentos".
http://www.espalhandoasemente.com/2017/06/neemias-um-homem-de-ouvidos-atentos.html

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário