sábado, 23 de novembro de 2019

Atos 15.1-41

Leitura do dia 13/11.

Na postagem anterior vimos Paulo e Barnabé em Icônio, em Listra e Derbe. São considerados deuses. São apedrejados. Não param de levar as boas-novas por todas as cidades onde passam. Até que voltam para Antioquia da Síria, onde contam, com alegria, como foram usados pelo Senhor e como a porta se abriu para que os gentios sejam alcançados.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/atos-141-28.html

Agora, caminharemos através do capítulo quinze de Atos.

Chegaram a Antioquia alguns homens da Judeia. Ensinavam aos irmãos que deveriam ser circuncidados, conforme a lei de Moisés, para serem salvos. Paulo e Barnabé discordaram e discutiam com eles energicamente.

A igreja em Antioquia resolve enviar representantes à Jerusalém para alinhamento. Paulo e Barnabé estavam entre eles.

No caminho, passam na Fenícia e Samaria. Visitam os irmãos. Contam-lhes que os gentios também estavam sendo convertidos. Todos ficaram muito alegres.

Quando chegam a Jerusalém são bem recebidos. Relatam o que o Senhor fizera por meio deles.

Alguns discípulos que eram fariseus levantam-se e dizem que os gentios convertidos devem ser circuncidados e devem guardar a lei de Moisés.

Os apóstolos e presbíteros reúnem-se para decidir a questão. Pedro (meu querido) levanta-se. Fala que há muito tempo o Senhor o escolhera para falar as boas-novas aos gentios. Ele, o Senhor, conhece todos os corações. Confirma que aceita os gentios ao lhes dar o Espírito Santo como fizera a eles. Seus corações foram purificados pela fé.

Por que provocar o Senhor, sobrecarregando os gentios com um jugo que nem eles nem seus antepassados conseguiam suportar?

Afirma que todos creem que tanto eles como os gentios são salvos da mesma forma, pela graça do Senhor Jesus (Efésios 2.8).

Todos ficaram em silêncio enquanto Barnabé e Paulo contam os sinais e maravilhas que o Senhor realizara entre os gentios.

Quando terminam, Tiago, irmão do Senhor, levanta-se e toma a palavra. Confirma o que Pedro falara. Citou Amós 9.11,12, dizendo que tudo está em pleno acordo com o que os profetas escreveram. Não deviam criar dificuldades para que os gentios se convertessem ao Senhor. Deveriam escrever-lhes para se abster de comer alimentos oferecidos a ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.

Então, escolheram representantes de Jerusalém que foram enviados a Antioquia da Síria, junto com Paulo e Barnabé, para informa-los da decisão. Levaram uma carta para ser lida, onde diziam sobre tal decisão.

Os representantes partiram de imediato. Quando reuniram a igreja em Antioquia, houve grande alegria entre a igreja naquele dia. Despediram os representantes em paz.

Silas, um dos representantes ficou em Antioquia. Paulo e Barnabé também. Eles e muitos outros ensinavam e pregavam a Palavra do Senhor naquela cidade.

Nesta época Paulo chamou Barnabé para voltar às cidades onde pregaram, para visitar os irmãos e verem como estavam.

Barnabé quis levar João Marcos. Paulo não quis. Ele os deixara na Panfilia, não prosseguindo naquela missão. Tiveram um desentendimento tão grande que Barnabé foi para um lado com João Marcos e Paulo para outro, com Silas.

Os irmãos os entregaram ao cuidado do Senhor. Viajaram por toda a Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas por aonde iam.

Que nos interessemos pelo povo do Senhor como esses homens se interessavam. E não permitamos que nenhum desentendimento nos impeça de abençoar pessoas.

Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo dezesseis. Até o capítulo dezoito de Atos.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário