Leitura do dia 05/11.
Continuamos nossa caminhada através do magnífico livro de João.
Ontem vimos a conversa entre Jesus e Seus irmãos. A Festa dos Tabernáculos. Jesus ensinando abertamente no templo. Ele é o Messias. E promete água viva. Entre Seus ouvintes, há divisão e descrença. http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-71-36.html; http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-737-53.html
Também vimos uma mulher pega em adultério, prestes a ser apedrejada. Jesus é a luz do mundo. Os incrédulos são advertidos. Antes de Abraão, Jesus é. http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-81-11.html; http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-812-59.html
Jesus cura um cego de nascença. Segundo a tradição do Sinédrio, só Cristo faria um milagre desses. Ainda assim, não creem nEle. http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-91-41.html
Hoje, caminharemos a partir do capítulo dez.. Até o capítulo doze. Na primeira postagem, apenas o capítulo dez. Até o versículo 21.
Não podemos perder uma só palavra do Mestre.
Ele afirma que quem não entra no aprisco das ovelhas pela porta e sim por outro lugar, é ladrão e assaltante. O que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A esse, o porteiro abre-lhe a porta. As ovelhas ouvem sua voz. O pastor chama suas ovelhas pelo nome e as leva para fora.
Depois que as leva, vai à frente delas. Elas o seguem, porque conhecem sua voz. Nunca seguirão um estranho. Fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos.
Em nossa cultura, raramente vemos ovelhas. Não conhecemos seus costumes. Naquela cultura, sabiam exatamente o que falava. Mesmo assim, não entenderam.
Já reparou que quando algo não nos interessa, não prestamos a devida atenção e não entendemos? Nosso cérebro é seleto. Eu tenho um problema. Acho que sou como uma ovelha. Quando não gosto da voz de alguém, não consigo prestar atenção. Se é algo muito importante, tenho que usar toda minha força de vontade e mais um pouco. Para mim, voz é algo extremamente importante.
Bem, voltemos à cena.
Jesus novamente afirma dizer a verdade. É a porta das ovelhas. Todos que vieram antes dEle eram ladrões e assaltantes. As ovelhas não os ouviram.
Ele é a porta. Quem entra por Ele será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem (Salmos 23). Quem teve o privilégio de ir a Israel sabe exatamente o quanto é importante achar pastagem ali.
Como é maravilhosa essa comparação. O Senhor é a porta. Quem entra por Ele encontra alimento. É saciado. http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/o-pao-do-ceu.html
Fala que o ladrão vem apenas para três coisas. Furtar, matar e destruir. Ele, porém, veio para que tenhamos vida e a tenhamos plenamente. Em abundância. Vida na sua totalidade.
Ele nos oferece vida. Não sobrevida. Não apenas sobrevivemos, contando um dia após o outro. Com Ele vivemos. Plenamente.
É o bom pastor. O bom pastor dá Sua vida pelas ovelhas.
O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas. Foge. O lobo ataca o rebanho e o dispersa. Foge porque é assalariado. Não se importa com as ovelhas. Importa-se com seu salário. Com sua vida.
Não tem como não me lembrar de Davi. Antes de Davi ser rei, foi um pastor. Um bom pastor. Tirou uma ovelha da “goela” de um leão. Salvou uma ovelha de um urso. Estava disposto a dar sua vida pelas suas ovelhas. http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/davi-e-os-detalhes-que-me-capturam.html
Jesus é assim. É o bom pastor. Conhece Suas ovelhas. Elas O conhecem. Do mesmo modo que o Pai O conhece e que Ele conhece o Pai. Ele dá Sua vida pelas ovelhas.
Eu sei, você olha para mim e se espanta. Claro que estou chorando. Na verdade, estou aos prantos. Seu amor me emociona. Sempre. Já fui uma ovelha que estava na “goela” do leão. Ia ser esmagada. Total e completamente. Ele me resgatou. Como não me emocionar? Como não amá-Lo? https://www.youtube.com/watch?v=tIhKQDeInBk
Preciso sentar. Não, preciso me prostrar. E adorá-Lo. Um instante. https://www.youtube.com/watch?v=YnrN0o0lubM
Seu discurso continua. Diz que tem outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que as conduza também. Elas ouvirão Sua voz. E haverá um só rebanho e um só pastor. Como será lindo esse dia!
O Pai O ama porque dá Sua vida para retomá-la. Ninguém a tira dEle. Ele a dá de espontânea vontade. Tem autoridade para dá-la e para retomá-la. Recebeu essa ordem de Seu Pai.
Continuo aos prantos. Preciso, mais uma vez, segurar em seu braço. É maravilhoso um Salvador assim. Não é um assalariado. É o pastor que dá Sua vida por mim, por você, por todos. Essa é Sua disposição.
Gostaria de poder correr até Ele e lançar-me a Seus pés. Abraçá-Lo e não soltá-Lo nunca mais. http://www.espalhandoasemente.com/2018/01/a-escolha-da-multidao.html
Ouço um burburinho. O que está acontecendo? Olhamos à volta. Diante dessas palavras, novamente os judeus ficam divididos.
Alguns têm o disparate de dizer que está endemoninhado e enlouqueceu. Nem sabem dizer ao certo. São eles que estão loucos. Acham que não devem ouvi-Lo.
Outros dizem que Suas palavras não podem ser de um endemoninhado. Perguntam se um demônio pode abrir os olhos dos cegos.
Assim como aconteceu comigo, o milagre de dar vista ao cego de nascença está ecoando na mente de muitos. De todos que têm disposição para enxergar a verdade. Que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir.
Vamos ficar por aqui.
Meu coração está repleto de gratidão. Ele é o bom pastor. Essas pessoas não sabem o que acontecerá em uma Páscoa próxima. Nós sabemos. http://www.espalhandoasemente.com/2018/01/a-crucificacao-de-jesus.html
Vamos adorá-Lo. https://www.youtube.com/watch?v=0-aNQK7u8L8
Deixemos que Ele, que sabe onde encontrar pastagem (Salmos 23), nos guie. Entremos por Ele. Ele é a porta.
Tenha certeza, Ele deu Sua vida por você. Ele é, de fato, o bom pastor. https://www.youtube.com/watch?v=80SJ8XHqKqM
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário